A atual versão do Google Analytics, software utilizado para coleta de dados e análise de tráfego da web, será descontinuada no próximo ano. E não haverá migração de dados para a nova versão, por isso o Google Analytics 4 precisará ser configurado do zero. Entenda melhor o que fazer e como se preparar neste artigo. 

O que é Google Analytics 4? 

A ferramenta de relatórios do Google Analytics é amplamente utilizada por milhões de empresas e sites para rastrear a interação do usuário em domínios da web, aplicativos para dispositivos móveis e APIs off-line. 

Para a maioria das empresas e profissionais de marketing, essa é uma plataforma que os ajuda a rastrear a quantidade de tráfego na Web que recebem, monitorar visitas, aquisições, canais de marketing importantes e comparar métricas de desempenho. 

Com o Google Analytics 4, a gigante das buscas oferece uma nova versão muito diferente do Analytics tradicional também conhecido como “universal” (Universal Analytics). 

O novo Google Analytics 4 vem com vários recursos importantes que o tornam muito diferente da versão antiga. Uma delas, talvez a mais interessante, é a Inteligência Artificial (IA), novo recurso de modelagem de dados para preencher lacunas nos dados em que o Analytics tradicional pode ser bloqueado por regras de consentimento de cookies, JavaScript bloqueado e foco na privacidade.

Além disso, a interface do usuário para o novo padrão do Google Analytics é muito diferente. Preparei uma lista com algumas das alterações mais importantes e que você precisa saber! 


Veja também:


Como o Google descreve o Google Analytics 4

O objetivo do novo Google Analytics é uma abordagem de próxima geração para rastreamento “privacidade em primeiro lugar”, medição de canal x e dados preditivos baseados em IA de uma só vez. 

Ao aplicar os modelos avançados de aprendizado de máquina do Google, o Analytics 4 pode preencher dados sobre o tráfego do site e o comportamento do usuário sem depender de “hits” vindos de todas as páginas.

Essa nova versão foi desenvolvida na mesma plataforma para o sistema “App + Web” lançado em 2019. A versão App + Web do Analytics foi focada principalmente em dados de canais cruzados, o que trouxe uma maneira de rastrear usuários em aplicativos, software e site.

Isso significa que seu principal objetivo é mudar a forma como os dados são mostrados para focar nos usuários e na jornada do usuário desde a primeira visita até a conversão final.

Para o Google, o GA4 tem tudo a ver com “eventos”. Esses eventos são a principal forma de apresentação dos dados no novo Google Analytics.

Por fim, o processamento de aprendizado de máquina neste novo Analytics significa que pode preencher lacunas onde as empresas não conseguem entender sua base de clientes completa, por causa de usuários que optam por não usar cookies e coleta de dados. 

Os usuários da Internet e até os softwares de navegação na internet estão se tornando cada vez mais resistentes em permitir que o Analytics rastreie sessões ou retorne usuários usando cookies, por exemplo. O Firefox mudou para bloquear o Analytics e muitos sites estão começando a usar o consentimento do visitante para definir seu rastreamento do Analytics .

A necessidade de um Google Analytics 4 vem em grande parte pressionado pelas novas leis de proteção de privacidade, como a LGPD e a diminuição da estabilidade das análises tradicionais. Quem usa hoje o Universal Google Analytics tradicional tem problemas com dados imprecisos ou ausentes devido às opções de consentimento de cookies exigidas por essas leis.

Destaques do Google Analytics 4

  • O aprendizado de máquina é a principal forma de medição de dados, usando “modelagem” que pode extrapolar a partir de dados existentes e fazer suposições sobre o tráfego do site/comportamento do usuário. O novo recurso “Insights” com inteligência artificial destina-se a destacar automaticamente informações úteis para os profissionais de marketing.
  • Focado em oferecer uma compreensão mais completa da jornada do cliente em todos os dispositivos. E parece que está mais focado em medir uma jornada de compra de ponta a ponta, e não apenas métricas individuais em dispositivos, páginas ou mesmo segmentos.
  • Foi projetado para ser à prova de futuro e funcionar em um mundo sem cookies ou dados de identificação.
  • O Google Analytics 4 apresenta “fluxos de dados” em vez das visualizações e segmentos usados ​​pelas antigas propriedades do Universal Analytics.
  • Não há seção de nível de “visualização” do GA4. Enquanto o Universal Analytics tradicional tem três níveis (conta, propriedade e vista da propriedade), o GA4 tem apenas os níveis de conta e propriedade.
  • Enquanto o “acompanhamento de eventos” no Analytics clássico exigia o código do Analytics modificado ou o script gtag.js, o Google Analytics 4 vai permitir a edição, o acompanhamento e o ajuste fino de eventos na interface do usuário. Isso significa interações como cliques, rolagem de página e muito mais.

Novos recursos do GA4

A nova versão do Analytics permitirá que os profissionais de marketing editem, corrijam e ajustem a maneira como os eventos são rastreados em suas análises sem precisar editar o código no local.

A importação de dados agora foi expandida e pode incluir uma ampla variedade de dados de fontes que não são do site (como aplicativos, por exemplo), tudo em uma propriedade.

Um item que vai impactar em alguns negócios: o acompanhamento de vários domínios que também não requer ajustes de código pode ser feito na interface do usuário.

O chamado “Relatório de Ciclo de Vida” que parece ser uma das maiores mudanças no Analytics vai se concentrar na jornada do usuário. Além disso, “relatórios modelo para funis de comércio eletrônico” oferecem uma maneira de exibir e visualizar dados, sendo que esse recurso antes estava disponível apenas nas contas do Analytics 360.

Começando com o Google Analytics 4

Para se familiarizar com essa nova versão do Google Analytics, acesse AQUI um vídeo do Google mostrando a nova interface. 

É possível desde já configurar uma nova propriedade na conta existente do Google Analytics e clicar na nova versão por conta própria.

O Google ensina como configurar uma propriedade do Google Analytics 4 com uma versão universal do rastreamento gtag.js ou com uma conta do Google Tag Manager (GTM). 

Há também um pequeno passo a passo da interface. Informações sobre como gerenciar contas e propriedades e muitas informações sobre como gerenciar a seção Admin. Basta pesquisar ou acessar no canal do Google Analytics. 

Como configurar o Google Analytics 4

Pronto para a ação? Existem algumas maneiras de configurar uma nova propriedade do Google Analytics para o seu site. É possível configurar uma propriedade desta nova versão (anteriormente conhecida como propriedade App + Web) na seção Domínio de suas contas existentes. 

Veja como:

  1. Faça login na conta do Google Analytics com a propriedade existente do seu site.
  2. Navegue até a seção Admin.
  3. Na coluna Conta, selecione a conta na qual você deseja criar a propriedade.
  4. Na  coluna Propriedade, selecione a propriedade desejada do Universal Analytics para seu site.
  5. Se a opção estiver disponível, os usuários podem selecionar “Atualizar para GA4” e seguir as instruções. Mas em alguns casos este botão pode não estar disponível. Nesse caso, selecione “Criar propriedade” e siga os passos para criar uma nova propriedade para “Web + App”, por padrão isso levará a uma nova propriedade do Google Analytics 4.

Depois que essa etapa for concluída, você já terá acesso a uma nova versão do GA4. Mas o processo de configuração ainda não está concluído. Algumas outras etapas são necessárias antes que os dados comecem a aparecer na interface do Google Analytics 4.

Essa é bem importante: Para habilitar a coleta de dados, existem 2 maneiras principais: conectar os dados de rastreamento existentes do seu Analytics tradicional ou, essencialmente, começar com novas tags que você pode adicionar ao seu site da mesma forma que as tags são adicionadas para versões mais antigas do Analytics. Se seu site usar a tag gtag.js, você terá a opção de ativar a coleta de dados usando suas tags existentes.

Na propriedade do GA4, você pode adicionar “Fluxos de dados” selecionando Fluxos de dados na coluna de propriedades da área Admin. Em seguida, selecione “Adicionar fluxo” para o tipo de dados que você deseja rastrear (por padrão, a maioria seleciona “Web” para o site).

Em seguida, digite o domínio correto, dê um nome a ele e clique em “Criar fluxo”. A área “Instrução de marcação” aqui é importante para garantir que você esteja conectando corretamente as informações de rastreamento para uma nova propriedade do Google Analytics 4.

Quais as diferenças entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4?

É a interface do usuário. Não espere encontrar muitos dos relatórios padrão antigos e até mesmo alguns recursos que também são usados. O Analytics tradicional apresenta três camadas de organização de dados (Conta > Propriedade > Exibição), mas agora são apenas duas: Conta e Propriedade.

Há também muitas diferenças na coleta de dados entre as propriedades do Universal Analytics e do Google Analytics 4, principalmente em como os dados são definidos e quais elementos de dados são chamados. 

Confira uma introdução aos conceitos no GA4:

  • Eventos: são interações do usuário com um site ou aplicativo, como visualizações de página, cliques de botão, ações do usuário etc. Ao contrário de antes, os eventos não exigem a adição de código personalizado ao código de acompanhamento do Google Analytics no site, alguns eventos são medidos por padrão.
  • Parâmetros: bits adicionais de informação que dão contexto a cada evento. Como exemplo, os parâmetros podem ser usados ​​para descrever o valor de uma compra ou para fornecer contexto sobre onde, como e por que o evento foi registrado. Estes podem incluir títulos de páginas, IDs de artigos, etc. 
  • Propriedade do usuário: atributos ou informações demográficas sobre o usuário.
  • ID do usuário: que é usado para rastreamento de usuários em várias plataformas.

Conclusão

Como você acompanhou até aqui, para o usuário muda tudo. 

Quando a migração acontecer para valer, muitos terão dúvidas sobre como utilizar, obter determinadas informações e que conclusões tirar dos números, dos gráficos e demais dados.

Com certeza, teremos que passar por uma fase de aprendizado.

Mas, levando em consideração o histórico do Google em relação às ferramentas que tem produzido, o aprendizado adquirido ao longo dos anos, os investimentos realizados e pela dependência que tem para perpetuação do seu próprio modelo de negócios, espera-se que seja ainda mais completa e poderosa que o atual Analytics.

Portanto, se você administra algum site e usa o Analytics, prepare-se, porque em 2023 chegará o Google Analytics 4 e junto com ele mudanças importantes.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.