A tática não é nova, já é praticada desde a antiguidade e consiste em usar a emoção para persuadir e atrair o público. Aplicado em estratégias para vendas, o marketing emocional é uma alternativa perfeita para campanhas que envolvam uma jornada de cliente. Quer entender por que? Acompanhe o artigo:

O que é Marketing Emocional

Por ser uma técnica de persuasão eficaz, as empresas agora estão capitalizando a emoção humana de várias maneiras para atingir diferentes objetivos, seja para o reconhecimento da marca, alcançar mais vendas e retenção de clientes, entre outras coisas. 

O marketing é sobre persuasão!

Se formos explicar a fundo o marketing emocional, pode-se dizer que essa estratégia é uma arte e também uma ciência. 

É uma ciência por causa da pesquisa necessária para explorar as emoções que impulsionam os pensamentos, sentimentos e resultados desejados que influenciam as pessoas a comprar. A arte vem através do uso de insights para criar melhores experiências de usuário, conteúdos e imagens que aumentam as conversões. 

Fazer com que a arte e a ciência do marketing emocional funcionem perfeitamente juntas requer um processo estabelecido para descobrir as emoções que influenciam as pessoas a comprar. Essas emoções formam o trampolim a partir do qual você pode influenciar seu público alvo a não apenas fazer compras únicas, mas também se tornarem clientes de longo prazo.

O marketing emocional é a melhor maneira de obter conversões que aumentam as vendas. 

Por que o marketing emocional é importante?

Em ações de marketing tendemos a limitar os prospects e clientes às suas características demográficas (idade, sexo, localização, etc) em vez de tratá-los como seres emocionais. 

Geralmente gostamos de pensar que todas as nossas decisões são baseadas na lógica. É por isso que classificamos os clientes com base em seus dados demográficos, porque parece lógico que alguém que mora em um lugar frio, por exemplo, queira comprar casacos, luvas e cobertores para o inverno.

Mas acredite: as decisões de muitos consumidores não são baseadas em lógica; elas são baseadas na emoção. Não é à toa que a Lego tem campanhas de marketing bem-sucedidas e é considerada a marca de brinquedos mais valiosa do mundo. 

A equipe da Lego entende seus clientes em um nível mais profundo e sabe como aproveitar a emoção para influenciar as compras. O mesmo vale para grandes marcas como Nike, Apple, Airbnb, entre outras. Mais ao final vou destacar os dois maiores exemplos dessa tática para você se inspirar…

Por que o marketing emocional é eficaz:

Você se torna inesquecível

Aparentemente, emoção e memória estão de alguma forma interligadas, pois as pessoas têm uma tendência maior a ter uma memória mais duradoura quando se trata de eventos emocionalmente carregados. Quando você deixa um impacto emocional em seu público, sua marca e seu conteúdo ficarão em seus corações e mentes.

Seu conteúdo se torna mais compartilhável

As pessoas adoram compartilhar histórias ou coisas, especialmente quando isso as fazem se sentirem bem ou mal. É apenas a natureza humana se manifestando.

Influencia nas decisões de compra

De acordo com um estudo, 31% dos anúncios com atração emocional foram bem-sucedidos contra 16% de sucesso dos anúncios focados em conteúdo racional. Claramente, uma resposta emocional a um anúncio pode influenciar a intenção de fazer uma compra.

Ajuda a construir a fidelidade do cliente e a produzir defensores da marca

Outro estudo demonstrou que os clientes que possuem relacionamento emocional com uma marca têm valor de vida útil 306% maior e provavelmente recomendarão a empresa a uma taxa de 71%, em vez da taxa média de 45%. Isso significa que, quando os clientes estão emocionalmente conectados com você, eles poderão recompensar com sua lealdade e até defesa.


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O marketing emocional ajuda sites sem tráfego (ou baixo) 

Se você possui um site novo ou um site com pouco tráfego, a emoção pode ser uma grande aliada para atrair visitantes e garantir que seu site se conecte imediatamente com qualquer cliente em potencial que você receber, sem desperdiça-lo como usuário. É o que chamamos de relevância!

Dados comprovam que os visitantes passam uma média de 15 segundos em um site. Além disso, a pesquisa mostra que leva cerca de 50 milissegundos para um visitante do site formar uma impressão inicial sobre o que está vendo. 

Se o seu site não for relevante e não estiver atingindo as emoções certas, as pessoas simplesmente irão pular para a próxima página e sua empresa ou marca vão cair no esquecimento.

Relevância para uma conexão emocional 

A relevância se estende além da página de destino e cobre todo o funil, desde a copy do anúncio até seus e-mails, artigos de blog e qualquer outro elemento que faça parte do seu funil. 

Lembre-se acima de tudo que seu público alvo é bombardeado diariamente por uma ampla gama de conteúdos digitais. Portanto, a única maneira de fazer com que eles percebam seus anúncios, conteúdos, elementos e sejam atraídos para o seu funil é se conectar com eles em um nível emocional. 

Pense nisso: você se sente irritado, frustrado ou sobrecarregado quando vê conteúdo em seu feed de rede social ou em sua caixa de entrada de e-mail que tem tudo a ver com uma venda? 

Não há uma demonstração clara de que a marca realmente entende o que você está passando e como está se sentindo. Em vez disso, eles querem que você insira os detalhes do seu cartão de crédito e compre imediatamente.

Seus clientes em potencial também se sentem assim. As pessoas não são robôs. Nós sentimos coisas, temos experiências e queremos nos conectar com marcas além de uma lista de recursos e ofertas. Quando sua landing page, anúncios, e-mails e conteúdo se conectarem com seus clientes em um nível mais profundo, eles agirão mais rapidamente. 

Você não pode fazer testes A/B eficazes em um site com menos de 300 conversões por mês. Mas o marketing emocional é uma das poucas coisas que você pode fazer no marketing sem testes detalhados. Experimente a emoção para ajudar, se você tiver baixo tráfego no site. 

Marketing Emocional da maçã

A Apple é o exemplo perfeito de uma empresa que utiliza o marketing emocional para criar uma conexão com os consumidores e fidelidade à marca ao longo do tempo. A estratégia de branding da Apple usa simplicidade, um design limpo, oferece produtos de alta qualidade e, mais importante, o desejo de se tornar parte de um movimento de estilo de vida. 

Esse desejo bem elaborado apela à nossa necessidade emocional mais básica: fazer parte de algo maior do que nós mesmos. Para muitos consumidores, especialmente no Brasil, ter um iPhone ou Macbook é sinal de status. Mesmo praticando os preços mais altos do mercado, a Apple não mede esforços e investe pesado no marketing para atrair consumidores, fazendo-os se sentirem especiais e privilegiados por preferir a marca da maçã. 

A Apple reconhece que somos animais sociais e queremos fazer parte de uma espécie de revolução, parte da mais nova tecnologia de ponta, parte de algo importante. E Steve Jobs, o fundador da empresa, foi quem aplicou melhor a tática do marketing emocional. 

Em vez de enviar comunicados para a imprensa, ele criou eventos para revelar novos produtos da Apple, promovendo uma sensação de mistério e permitindo que os usuários da marca se sentissem parte de algo grande, importante e revolucionário. Mesmo depois da morte de Jobs, seu sucessor Tim Cook, continua utilizando a emoção como chave para apresentar o portfólio cobiçado da empresa. 

Coca Cola é puro marketing emocional

A Apple pode ser poderosa, mas a empresa que mais se destaca quando o assunto é usar o marketing emocional é a Coca-Cola. 

A marca sabe que seu público é bem amplo, por isso, utiliza a estratégia como uma forma de atingir o máximo de pessoas.

Com o passar dos anos e mesmo com a evolução tecnológica, a empresa nunca deixou de fora de seu marketing o sentimento para despertar emoções diferentes. A Coca-Cola costuma apostar nas emoções que envolvem famílias, reencontros, alegria, amizade, confraternização em datas comemorativas, etc.

Além disso, a marca sempre procura mostrar que se importa com seu público, se colocando sempre em situações felizes ou ainda em situações tristes, mas oferecendo uma reviravolta e um desfecho positivo em que ela está presente. 

O exemplo mais recente foi a ação que a marca idealizou durante a pandemia. Para se fazer presente em um momento tão difícil para a humanidade, a Coca-Cola desenvolveu uma campanha que possibilitou que os clientes encomendassem latas de refrigerante personalizadas.

A ideia, com emoção, era permitir que as pessoas criassem latas de edição limitada, decoradas com mensagens diversas e as enviassem para pessoas queridas. A campanha tornou- se viral, e os nomes das pessoas apareceram até mesmo no lugar da logo da marca, mostrando ao cliente o grau da sua importância. 

Conclusão

Embora o marketing emocional pareça ser complicado, não deve ser difícil para os profissionais de marketing e empresas aproveitarem. Somos todos humanos de qualquer maneira, então todos nós sentimos emoções e podemos ser influenciados de alguma forma pelos gatilhos emocionais mais diversos.

Da próxima vez que você estiver planejando o seu site ou criando um conteúdo,  pense em como você pode aproveitar a emoção para construir uma mensagem mais poderosa. 

A intenção principal é gerar engajamento, então não tenha medo de acertar algumas coisas que não deram certo. Testar e não desistir, é a palavra chave no marketing digital. Mantenha-se fiel à promessa da sua marca de tornar a conexão autêntica e certifique-se de que sua mensagem seja sincera.

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