Agência Digital em Florianópolis é NVX – Nacionalvox

O que é guest post e como usar na sua estratégia de marketing

O guest post (ou postagem de convidado) é uma das maneiras mais fáceis de divulgar a mensagem da marca ou serviço e ao mesmo tempo, garantir o crescimento pessoal do seu negócio. É por isso que a estratégia direcionada para blogs ou sites, conquistou uma forte reputação de si mesma no marketing digital. 

A iniciativa não é nova, mas vem sendo aprimorada ao longo dos anos e considerada por muitos especialistas um caminho fácil para encontrar seu público-alvo e também ganhar sua confiança explorando novas possibilidades de parcerias e interações. 

Algumas das estratégias mais populares para promover um blog ou site incluem marketing por e-mail, marketing em redes sociais e até mesmo otimização para melhores resultados em mecanismos de pesquisa como o Google. 

No entanto, o guest post deve estar em sua lista de ações se você quiser tirar o máximo proveito dos esforços de marketing digital. A postagem de convidados surgiu como parte integrante do marketing, porque pode facilmente levar a reputação da marca para o próximo nível. Em outras palavras, não fosse por essa técnica incrível, muitas empresas nunca teriam chegado tão longe! 

A importância do guest post

Não é só o dono do site ou blog que precisa escrever ou construir conteúdos. Por isso o uso do guest post é uma excelente alternativa para que você mantenha a publicação frequente de artigos/posts de qualidade nas suas plataformas digitais. 

Além de conseguir material inteligente e relevante para a sua área de atuação, você consegue manter a publicação de postagens com bom conteúdo e consequentemente manter ou até fazer crescer o número de acessos do site.

O artigo de convidado permite que a página conquiste uma maior credibilidade junto ao público alvo, pois ao trazer especialistas de diversos assuntos qualquer site passa a ter uma melhor aceitação.

Aqui estão alguns motivos fortes, cada um dos quais deve ser reconhecido para que você possa começar a usar guest posts:

Demonstrar autoridade

Por meio de guest posts, você tem a oportunidade de mostrar sua experiência na área de especialização. Afinal, quando você começar a escrever artigos incríveis para os blogs de outra pessoa, isso aumentará sua base de leitores. No entanto, o mesmo funciona para o seu lado também, porque você envolverá o público de ambos os lados com as informações de que precisam. 

Além da autoridade pessoal do site, o Google também fará a curadoria de seu site como um blog oficial. Isso será medido como uma autoridade porque o número de backlinks para seu site será um acréscimo à qualidade de saúde da plataforma. Assim, você pode fazer parceria com sites relevantes para o seu nicho. É o famoso ganha-ganha! 

Tráfego do site

Não é de se admirar que o guest post seja uma das maneiras mais fáceis de gerar tráfego orgânico em um site. Mas por que? Na maioria dos casos, quando você começa a postar como convidado, será emitido um link de autoridade em seu site, o que acabará por trazer mais tráfego. 

Em segundo lugar, se o público achar seu blog ou site atraentes, eles irão querer ler mais sobre ele. É quando o tráfego pode explodir facilmente a partir de um impressionante guest post. Portanto, assim que o blog for publicado, não demorará muito para você ver o tráfego orgânico aumentando em seu site. Você pode usar esse conteúdo também para gerar mais tráfego em redes sociais como Facebook e Instagram. 

Criar novos leads

Se os leitores ficarem impressionados com o bom conteúdo especializado do seu site, eles acabarão encontrando uma maneira de saber mais sobre seus produtos e serviços. Dessa forma, você eventualmente terá muitos links diretos no site para serem incluídos no guest post. 

No entanto, para que isso aconteça, você deve considerar o site host para encontrar backlinks de qualidade antes de se comprometer a escrever um blog. Se eles não permitem backlinks e você deseja construir a marca exclusivamente por conta própria, vá em frente. Se você decidiu contar com as postagens de visitantes para obter backlinks, elas certamente valerão a pena. 

E lembre-se: visitantes sempre podem se tornar leads, entrando na sua estratégia de funil para vendas. 

Conteúdo envolvente de rede social

Como as redes sociais são usadas por bilhões de pessoas em todo o mundo, é provável que você encontre seus clientes em potencial nestas plataformas. Depois que o guest post for escrito e publicado, você poderá compartilhá-lo nas redes sociais da sua empresa ou negócio. 

Afinal, quando um convidado publica um artigo, é fundamental agradecê-lo. Isso terá um forte impacto no processo de pensamento de seus clientes, e você poderá mostrar como expandiu os horizontes de seu negócio com novos conteúdos. Além disso, como você também os marcou em uma postagem, você pode despertar a curiosidade de seus seguidores atuais com conteúdo envolvente. Assim, você acabará encontrando novos assinantes ao final deste esforço.

Os benefícios da postagem de convidados

Agora que você analisou alguns motivos fortes para começar a postar como convidado, irei te orientar para alguns benefícios incríveis disso:

Exposição instantânea ao tráfego direcionado

Conforme explicado anteriormente, a postagem de convidados irá gerar tráfego orgânico em seu site. O que é mais empolgante é que esse público pode se tornar os clientes-alvo que retornarão à plataforma se o conteúdo for envolvente. Isso significa que você não precisa mais depender dos esforços convencionais de marketing para chamar a atenção do público.

Como o tráfego é a força vital de qualquer blog ou empresa, o guest post funcionará como um catalisador para acelerar esse processo. Portanto, você pode ter a certeza de pautar tantos artigos informativos quanto possível.

Aumentar número de seguidores nas redes

O guest post não apenas causa um aumento no compartilhamento de postagens, mas também gera mais tráfego para as redes. Especialmente se você é uma startup e precisa de mais seguidores, agora é a melhor hora para se concentrar na postagem de convidados. 

Então, quando você começa a fazer parte de um blog oficial, eventualmente terá a chance de garantir sua marca. Quando se trata de postagem de convidado, você também pode personalizar o perfil do colaborador. 

Depois que os links de perfis são adicionados ao blog, o público provavelmente clica neles. Todos esses benefícios incríveis tornarão mais fácil para você reter o público-alvo.

Colaboração com influenciadores

Foi-se o tempo em que era difícil entrar em contato com influenciadores proeminentes do setor. Agora, o guest post tornou as coisas muito mais fáceis do que nunca. Por exemplo, muitos sites que aceitam postagens de visitantes envolverão uma comunidade de colaboradores que já trabalham no nicho relevante. 

Na verdade, você também pode ter a chance de se tornar parte do segmento de email que visa informar os clientes atuais e potenciais sobre tudo o que está acontecendo na empresa. Você também pode colaborar com essas postagens para que a mensagem de sua marca chegue a todos os outros.

Maior conhecimento da marca

O guest blogging surgiu como uma das maneiras mais fáceis de estabelecer uma autoridade forte com o nicho relevante. Tanto quanto possível, tente compartilhar informações que não estão disponíveis em nenhum outro lugar. Por exemplo, se você deseja que os usuários comprem um novo produto que está para ser lançado por sua empresa, você pode fornecer dicas práticas em primeiro lugar. 

Dessa forma, você não terá que se preocupar com a mudança dos clientes para os concorrentes. Além disso, você pode criar uma personalidade para sua marca e fazer sua voz ser ouvida. Isso permitirá que o cliente pense em sua marca como algo identificável. Se você conferir o trabalho de vários blogueiros na web, ficará surpreso ao descobrir que eles usaram um tom coloquial para entrar em contato com o público.

Encurte o ciclo de vendas

Não é de se admirar que um funil de vendas seja uma coisa importante para os profissionais de marketing de conteúdo. Portanto, quando o conteúdo é fornecido por meio de blogs populares, você acabará por obrigar o público a construir um relacionamento forte com sua marca. Assim, você acabará reduzindo o ciclo de vendas de sua oferta. 

É importante que você pense em algumas ações, em vez de esperar pelos leads em potencial, você pode apresentar o valor da marca nos guest posts. Basta ser um pouco esperto na hora de escolher o melhor tema. 

Como encontrar oportunidades de guest post

Ao procurar lugares para postar como convidado, seu principal objetivo deverá ser encontrar sites relevantes para sua área de atuação ou indústria. Portanto, procure por blogs que atendam aos seguintes critérios:

Se você está vendendo plantas, por exemplo, o ideal é encontrar blogs de jardinagem com um público engajado de interessados pelo tema ou profissionais.


Veja também:


Conte com o Google 

Os especialistas confirmam: o Google é um ótimo lugar para começar na busca por oportunidades de postagem de convidados. Você pode usar qualquer uma das seguintes pesquisas por palavra-chave para encontrar blogs que aceitam guest posts. Um Hack bastante comum é substituir a palavra-chave por palavras-chave do seu setor ao fazer as buscas.

Essas pesquisas devem levá-lo à página de diretrizes de guest post de um blog, à página de envio de guest post ou a guest posts reais de outros escritores. 

Conclusão

Por último, mas não menos importante: procure escalar um degrau de cada vez, se permitindo a fazer alterações, edições ou inclusões no seu post. Lembre-se que a estratégia fará parte de uma parceria.

E a dica de ouro:

Em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, quase todo mundo produz conteúdo e pode divulgar, mas comprovadamente só os melhores se destacam.

Desta forma, procure criar o melhor conteúdo e que ele seja relevante para você, a marca parceira e naturalmente para o público-alvo. Se o seu guest post não foi divulgado naquele site ou blog que você está de olho agora, tente mais para frente. 

Mas… nunca desista!

Sair da versão mobile