Menu

- Facebook - Keep Calm and 'aperte o botão seguir'

20/05/2014

Keep Calm and 'aperte o botão seguir'

20/05/2014
Keep Calm and  'aperte o botão seguir'

O Facebook Orkutizou de vez. Não adianta espernear. Quem acompanhou a primeira rede social do Google, desde seus primórdios e que ainda opera por aqui, sabe do que estou falando. E não é preconceito. É uma tendência sem volta. O comportamento no mundo virtual só traduz entre outras coisas o nível de cultura (ou não) de seus usuários. E é aí que o bicho pega.

Os conflitos entre opiniões geralmente despertam sentimentos humanos dos mais variados e imprevisíveis. E em se tratando de internet as pessoas assumem seu personagem preferido para defender ideias e causas.

Foi pensando nisso que o Facebook talvez tenha insistido com o botão “Seguindo”. Essa opção não é muito propagandeada pela rede, que sobrevive dos feeds, muitos dos quais patrocinados. Basta clicar nela, para deixar de receber as atualizações dos amigos.

Pronto! Resolvida aquela situação em que o dono do perfil não deseja mais saber se o amigo entrou em um relacionamento sério, tirou muitas fotos naquela balada animal ou está tão feliz com a viagem, o gato, filho, sobrinho, papagaio, etc. A função foi herdada das Fan Pages, copiada do Twitter e funciona muito bem. Também serve para acompanhar atualizações de perfis, sem precisar ser amigo da pessoa, desde que ela tenha a opção habilitada.

Para os stalkers de plantão e facilitar a vida de quem não quer perder nada do que os amigos fazem, recebendo notícias fresquinhas da vida alheia a todo momento, tem ainda a opção obter notificações, acionada pelo botão amigos. Tudo muito a gosto do freguês.

Agora que se aproxima a “Copa das Copas”, a campanha política toma forma pelo país e a sensibilidade nas interações aumenta e doses moderadas de bom senso e paciência são “o ouro”. Tudo para não precisar desfazer a amizade, que mesmo com todas as possibilidades do mundo virtual, é bastante frágil como na vida real.

Não precisa nem dizer que muita gente faz confusão entre o que é uma coisa e outra, os fakes se multiplicam e tem alguns que vivem como verdadeiros avatares bem parecidos com o preconizado no filme Substitutos (The Surrogate). Ser Social em Rede é o maior desafio para viver em paz com a tecnologia.

*Texto do autor publicado no Blog User Experience

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos
15 anos DE MERCADO ] ]

Quer trabalhar sua marca no meio online com as mais avançadas e criativas estratégias de marketing digital? Entregamos resultados independente da plataforma.

Queremos o seu projeto.
Entre em contato.

371707

Corporate Park
no Cool2Work Offices
SC 401, 8600, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis – SC
CEP 88050-001

+55 (48) 3322.1144

atendimento@nacionalvox.com.br

Timeline //12 anos de muita história...