Comprar pela internet nunca esteve tão em evidência. Com a pandemia do Coronavírus, onde é preciso obedecer o distanciamento social e fazer quase tudo sem sair de casa, esse é o momento de colocar em prática aquela ideia da loja virtual. 

Vender pelo Instagram já é uma estratégia de sucesso adotada por muita gente. Com mais de um bilhão de usuários no mundo todo, a rede é o lugar certo para estar com sua marca e alcançar resultados. 

A ênfase em visuais limpos e de alta qualidade torna o Instagram ideal para a exibição de produtos e agora também é o local para compras. 

Estima-se que atualmente 60% dos usuários (que somam 600 milhões de pessoas) procuram e descobrem novos produtos no Instagram. Muitas empresas postam em suas contas imagens de seus produtos como forma de promoção. 

Dessa forma o processo se torna mais rápido e dinâmico, com uma ação através de link que pode ser decisiva na busca de mais conversões. Funciona da mesma forma como marcar um amigo em uma foto, só que em uma nova aba, direcionando para o item oferecido para venda. 

Usando essa ferramenta você consegue divulgar os seus produtos de forma mais orgânica, sem depender muito dos anúncios. Se a sua postagem for relevante para os usuários, ainda  tem a chance de aparecer no espaço “explorar” que é um dos mais disputados para ganhar visibilidade.

Alcançar outras pessoas e atrair para a sua loja virtual se tornou uma tarefa mais prática. Antes, os únicos locais disponíveis para colocar link era ou na biografia ou nos stories, mas ambos tinham limitações: na biografia só aceita 1 link e, nos stories, é necessário ter 10 mil seguidores. 

Ativando o Instagram Shopping

Dividimos em três tópicos o passo a passo para você começar a usar o Instagram Shopping, que pode ser uma mão na roda para se destacar e alcançar vendas com poucos cliques na rede social:

1. Como configurar as compras no Instagram para impulsionar as vendas e se conectar com os clientes
2. Como configurar as compras no Instagram para impulsionar as vendas e se conectar com os clientes
3. Como configurar as histórias que podem ser compradas no Instagram

Antes de seguir adiante, é importante saber que existem algumas regras para ativar a loja no Instagram: 

  • Só podem ser vendidos produtos físicos na loja virtual;
  • O usuário deve seguir  todas as políticas da plataforma;
  • Precisa fazer uma conta comercial (empresa) no Instagram;
  • Essa conta do Instagram deve ser associada à Página do Facebook da sua loja;
  • Deve ter pelo menos 9 postagens na conta para ativar a loja.

Confira detalhadamente se você segue essas exigências antes de tentar criar a sua loja virtual no Instagram ou do contrário poderá encontrar barreiras no caminho e não conseguirá finalizar o processo.

Como configurar as compras no Instagram para impulsionar as vendas e se conectar com os clientes 

Configure seu catálogo de produtos no Facebook. Os produtos em seu catálogo são os que você poderá marcar em suas postagens e histórias do Instagram. Após a configuração, você pode adicionar uma seção Loja no Facebook .

Aguarde sua conta ser analisada pelo Instagram e aprovada para compras.

Isso pode levar alguns dias. Depois de aprovado, você receberá uma notificação do Instagram.

E por fim, ativar os recursos do Shopping na sua conta.

A partir daí, você pode começar a adicionar produtos às suas postagens!

Adicionando produtos às suas postagens do Instagram

1. Faça upload da sua imagem ou imagens

Você pode marcar até cinco itens por imagem ou até 20 se estiver compartilhando uma postagem de carrossel.

2. Adicione legenda e marque seus produtos

Depois de terminar de escrever a legenda para sua postagem (como faria normalmente), selecione “Marcar produtos”. Esta opção aparecerá abaixo de “Marcar pessoas” depois que você tiver ativado as compras em sua conta.

Observe que você só pode marcar produtos ou pessoas em uma única postagem, não as duas.

3. Digite o nome do item que você deseja marcar

O Instagram extrai itens do seu catálogo de produtos do Facebook que correspondem às palavras que você digita, para que você possa marcar qualquer produto adicionado.

4. Compartilhe a postagem

Depois de etiquetar seus produtos, você estará pronto para compartilhar! As postagens marcadas com produtos aparecerão no seu feed com um pequeno ícone de sacola de compras no canto superior direito.

Imagem ilustrativa

Configurando a função Stories para compras

As empresas aprovadas e configuradas para usar o Instagram Shopping podem adicionar um adesivo de produto com cor de texto personalizável a qualquer storie. 

Quando um usuário clicar no adesivo do produto, ele é levado para a mesma página de detalhes do produto que veria se tocasse em uma postagem de compras no feed.

Nesta página ele verá as imagens adicionais do produto em seu catálogo, detalhes do produto, itens semelhantes e um link do seu site mobile onde poderá fazer a compra.Siga as etapas abaixo: 

  • Adicione sua história (vídeo ou imagem);
  • Toque no ícone de adesivo no canto superior esquerdo e selecione a opção do produto;
  • Adicione seu item (apenas um por história). Como em uma postagem, você pode encontrar qualquer item no seu catálogo de produtos digitando seu nome. Você também pode alterar a cor do adesivo nesta etapa.
Imagem ilustrativa

Como é muito simples de configurar, fica ainda mais fácil planejar e criar estratégias para suas postagens para compras, especialmente para o Instagram Stories.

Por exemplo, se você estiver planejando o lançamento de um novo produto nas redes sociais, pense no seu conteúdo em torno do anuncio, suas postagens de feed e stories, bem como onde posicionará suas postagens de compras no Instagram.

Ainda não se convenceu em utilizar o Instagram Shopping?

Encontramos mais algumas razões:

  • Recursos seguros e avançados. Permite realizar o checkout sem riscos para os dados do comprador.
  • Processo de compras otimizado. Se o usuário está rolando o feed e encontra um produto que gosta, é muito mais fácil realizar a compra ali mesmo, sem precisar ir para outro ambiente.
  • Levar tráfego para o site: a rede social funciona como uma vitrine que atrai público qualificado para visitar seu site, desde que não seja usado o checkout integrado na plataforma. 

Dica de ouro – acompanhe as métricas de suas postagens de vendas com o Instagram Analytics!

Uma das etapas mais importantes da estratégia de marketing no Instagram é conferir o desempenho de suas campanhas e postagens. Embora o sucesso seja medido de maneira diferente para cada marca e empresa, é realmente importante verificar as análises do Instagram e ver o desempenho do post.

Quando se trata de postagens de vendas do Instagram, você deve acompanhar de perto como o seu público reagiu ao post. Eles se envolveram mais ou menos? A taxa de cliques foi maior do que o normal na sua postagem do Instagram Stories com um adesivo para compra? 

Tente encontrar os padrões que as métricas se relacionam com a resposta do seu público-alvo e se você pode identificar qualquer tipo de postagem que pode ser usada como exemplo, por ter tido melhor desempenho que outras. 

Talvez uma demonstração em vídeo no Instagram Stories que funcionou bem para sua marca ou seu público tenha mais repercussão nas imagens geradas pelos usuários com as tags de compra anexadas. 

É importante acompanhar o desempenho de seus posts de vendas no Instagram e entender como você está direcionando tráfego para o seu site a partir da rede social.

Use o Instagram Insights: uma funcionalidade dentro do próprio aplicativo que permite obter dados sobre:

  • o alcance das suas publicações;
  • o engajamento do público com elas;
  • algumas características da sua audiência;
  • e muito mais.

O acesso é pelo perfil da conta comercial (empresarial) tocando no ícone com as barrinhas no canto superior direito da tela. Existe a opção de classificar as principais publicações de compras em várias métricas por meio do Insights. 

Você pode ver o engajamento e acessar métricas nas postagens de vendas no seu feed e no Instagram Stories. No entanto, sugerimos separar suas métricas para identificar claramente que tipo de conteúdo funciona melhor em cada post. 

Conclusão 

As publicações do Instagram Shopping dão aos seus seguidores uma maneira mais fácil de comprar e também de analisar o desempenho.

O que há de melhor nas postagens de vendas do Instagram é que elas se livram das suposições, onde você pode passar da inspiração do produto para as informações do produto em apenas alguns toques. E, fazê-lo de uma maneira orgânica para a experiência do Instagram. 

Além disso, com a capacidade de compartilhar postagens no seu feed ou nos stories do Instagram, você duplica a chance de se envolver com seu público e fornecer a eles uma maneira mais fácil de comprar. 

A Nacionalvox tem expertise de 15 anos na produção de conteúdos e gestão para rede sociais incluindo o Instagram, com resultados comprovados pelos nossos clientes. 
Experimente incluir o Instagram Shopping na sua estratégia digital. E também conte com a gente para criar a sua loja virtual, temos uma plataforma própria feita para o seu tipo de negócio.

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