Agência Digital em Florianópolis é NVX – Nacionalvox

Hemlis, um app de mensagens à prova de espionagem?

O site de notícias GigaOm publicou ontem que Peter Sunde, co-fundador do site The Pirate Bay, lançou um projeto de crowdfunding – em que simpatizantes de uma ideia ou causa são convocados a doar recursos, em troca de produtos e serviços exclusivos – para a criação de um aplicativo de troca de mensagens (no estilo Viber ou WhatsApp) em que o conteúdo seja totalmente criptografado. À prova de espionagem, será?.

Esse é o objetivo, pois a ideia é uma resposta prática ao recente escândalo da vigilância indiscriminada e ilegal que o governo norte-americano promove, há anos, nos servidores de grandes empresas de internet e no sistema de telefonia móvel – nos EUA e em outros países, como o Brasil.

O aplicativo de Sunde – cujo nome, sugestivo, é Hemlis (segredo, em sueco) – funcionará tanto em iPhones quanto em smartphones com sistema Android, mas ainda não tem previsão de lançamento. O sistema será tão seguro que, garante o nerd, somente nem os funcionários da empresa, se quisessem, conseguirão ver o conteúdo das mensagens.

Mas como ajudar?

Para colaborar com o desenvolvimento do Hemlis, você pode doar de US$ 5 a US$ 500, com valores intermediários de 10, 25 e 50 dólares. Cada tipo de colaboração dá direito a alguns “bindes”, como pré-registrar nomes de usuário e até sair nos créditos do app.

Até o momento em que esta postagem era escrita, o projeto já tinha arrecadado 68 mil dólares (de uma meta de 100 mil!). Ou seja, está quase lá.

Sair da versão mobile