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Google Page Experience começa a ser fator de ranqueamento para desktop

Fator de ranqueamento.

Se você possui um site, é bom saber que Agosto de 2021 foi o mês em que a gigante das buscas mudou para sempre. A atualização da experiência da página do Google foi lançada para dispositivos móveis, pegando muita gente de surpresa e provocando uma corrida atrás das melhorias necessárias. Pois agora esse fator de ranqueamento foi ampliado também para desktop e é importante que você fique por dentro! 

Uma análise feita com 5 milhões de páginas para desktop e dispositivos móveis antes da atualização descobriu que o tempo médio que um site leva para carregar no celular é de 27,3 segundos. Segundo John Mueller, analista sênior de tendências para webmasters do Google, a melhor prática é carregar seu site em até 2 a 3 segundos. Com um tempo médio de carregamento de 27,3 segundos no celular, os sites não estavam nem perto de estarem preparados. 

Sites que não foram otimizados para o Google Page Experience perderam tráfego e vendas. O Google anunciou que a atualização da experiência de página está chegando aos dispositivos desktop a partir de fevereiro de 2022. Mais uma vez, os sites vão precisar de otimização. O tempo médio de carregamento de sites em desktop (computadores e notebooks) é de 10,3 segundos. Ainda distante dos dois a três segundos recomendados pelo Google. 

Fatores como velocidade de carregamento, boa responsividade mobile e navegação segura fazem parte dos objetivos de uma boa estratégia de SEO há muito tempo. Mas com as atualizações do Google, a Experiência do Usuário (UX) é um novo fator de ranqueamento e deixa de ser fundamental apenas para o usuário, mas também torna-se determinante para os algoritmos. 


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Qual a importância disso?

O ranqueamento de experiência em sites avalia como os consumidores se sentem sobre sua interação com uma página da web. A web torna-se mais agradável para os usuários em todos os navegadores e superfícies quando essas características são levadas em consideração. 

Ele ajuda os sites a se adaptarem para atender às expectativas dos usuários em dispositivos móveis e começa a valer também nos desktops. À medida que as pessoas se tornam mais engajadas e as transações se tornam mais digitais, acredita-se que isso contribui para o sucesso dos negócios.

A plataforma de SEO Conversion listou os principais itens a serem levados em conta:

Avalie o desempenho dos fatores de classificação da experiência na página do seu site usando a ferramenta PageSpeed ​​Insights do Google, para a partir daí aplicar as melhorias necessárias e adequadas.

Como se preparar para o Google Page Experience no desktop

As mesmas três métricas do Core Web Vitals e seus limites associados agora se aplicam à classificação de desktops. O relatório rastreia a qualidade da experiência da página de um site com base nessas métricas e o impacto no canal de pesquisa orgânica e identifica oportunidades no nível do URL para melhorar a experiência da página onde os problemas são encontrados. 

Entenda cada uma delas:

LCP (largest contentful paint) ou desempenho de carregamento

Essa métrica monitora o tempo que leva para o conteúdo da página ficar visível pela primeira vez. A excelente experiência do usuário começa em um LCP de dois segundos ou menos. 

Sites com um LCP lento podem ser melhorados fazendo os seguintes ajustes:

  1. Aumente a velocidade dos tempos de resposta do servidor.
  2. Evite qualquer JavaScript e CSS não crítico.
  3. Otimize elementos com muitos recursos que afetam o tempo de carregamento. 

Como melhorar o FID (first input delay) ou interatividade do seu site

O atraso da primeira entrada é uma métrica usada pelo Core Web Vitals do Google para medir o tempo que uma página leva para responder quando alguém clica na página. O web.dev do Google, recomenda que o FID de um site seja carregado em 100 milissegundos ou menos. 

JavaScript pesado é o problema mais comum para sites com FID lento. Quando o navegador do seu site está ocupado carregando o JavaScript, ele não pode responder às interações do usuário, causando uma experiência negativa de navegação. 

Ajude o navegador a carregar o JavaScript mais rapidamente para melhorar o FID:

De olho na estabilidade visual do site ou CLS (cumulative layout shift) 

A mudança de layout cumulativa é uma métrica usada pelo Core Web Vitals do Google para medir a estabilidade visual de uma página quando alguém clica nela. Por exemplo, quando alguém clica em um link na barra de navegação, o conteúdo pode mudar inesperadamente antes de carregar a nova página. O tempo de carregamento ideal do CLS é de 0,1 segundos ou menos.

Problemas no site são as causas mais comuns de CLS ao visitar páginas, sendo a causa número 1 os anúncios e imagens sem dimensões. Use atributos de largura e altura para suas imagens e vídeos. O uso desses atributos garantem que o navegador possa alocar o espaço necessário durante o carregamento da imagem. 

Elimine o CLS ao usar anúncios seguindo algumas práticas:

O download e a renderização de fontes da Web também podem causar uma mudança de layout. Tente usar a API de carregamento de fontes para reduzir o tempo de aquisição de fontes e minimizar essa ocorrência.

Como melhorar a segurança HTTPS do seu site

Sites seguros são importantes para proteger os usuários de uma experiência negativa. Por esse motivo, o Google tornou a segurança HTTPS um fator de classificação para a atualização da experiência da página. Instale um certificado SSL para segurança HTTPS para proteger a experiência do usuário do seu site.

O SSL faz com que o seu site tenha um cadeado verde na barra do navegador, o que garante que a comunicação entre o seu site e o computador de quem está acessando é segura. Esse certificado adiciona um nível extra de proteção garantindo compartilhamento seguro dos dados, que são criptografados.

Mantenha todos os seus softwares atualizados. Isso pode parecer simples, mas faz uma grande diferença. Muitas das atualizações dos softwares são realizadas especificamente para reduzir as vulnerabilidades de segurança. Mesmo que essas atualizações pareçam repetitivas, não as adie.

Verifique regularmente se há atualizações em plugins, CMSs (como o WordPress), software de e-commerce que você usa e qualquer outro sistema relacionado ao funcionamento do seu site.

Como tornar um site menos intrusivo

Qualquer coisa que apareça na tela impedindo o usuário de usar o site é um intersticial intrusivo. Por exemplo, uma chamada para ação para participar de uma lista de e-mail ou um anúncio de banner. 

E atenção: o Google considera os intersticiais intrusivos uma experiência negativa para os usuários. A remoção de intersticiais pode aumentar suas classificações e tráfego no Google.

Ferramentas do Search Console a qualquer momento

O Google atualizará as ferramentas e os relatórios do Google Search Console para ajudar os proprietários de sites a se prepararem para essa atualização. 

“Também estamos planejando ajudar os proprietários de sites a entender o desempenho de suas páginas de desktop em relação à experiência da página usando um relatório do Search Console que será lançado antes que o desktop se torne um sinal de classificação”, disse o Google. Portanto, espere que essas novas ferramentas e relatórios sejam lançados a qualquer momento.

Conclusão

Não custa nada relembrar aquela conhecida (e manjada) frase do marketing, de que “conteúdo é rei”. Mesmo com as atualizações necessárias para desktop do Google Page Experience, conteúdo bom e relevante continua sendo um fator bem importante. 

Procure criar bons conteúdos em suas páginas, alinhadas com estratégias de SEO bem definidas, como as que citei nesse artigo. Se sua empresa ou negócio ainda não presta atenção nisso, tenha certeza de que a concorrência está tentando melhorar e aplicando as atualizações. 

À medida que o Google introduz a atualização da experiência da página para dispositivos desktop de fevereiro a março de 2022, seu site estará mais bem preparado seguindo estas práticas recomendadas. 

Lembre-se, sites que não se preparam ficam para trás durante uma atualização do Google. Não arrisque o tráfego e a receita da sua marca, deixando de se empenhar nessa nova atualização.

Se você anda sem tempo ou braço para colocar essas ações em prática procure ajuda profissional com agência especializada, como a Nacional Vox. Temos 17 anos de expertise digital com foco em estratégia, design e desenvolvimento web. 

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