O Google Meu Negócio é uma das maneiras mais poderosas de clientes em potencial encontrarem sua empresa online. Você se depara com esses perfis todos os dias ao usar o Google, para encontrar praticamente tudo o que precisa. 

Se você tem uma pequena ou média empresa e ainda não configurou essa ferramenta para promover ou divulgar o seu negócio, saiba que pode estar perdendo uma das principais formas gratuitas de usar o Google para se destacar na internet e alcançar vendas.


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Por que você precisa de uma conta do Google Meu Negócio?

Ser descoberto

A pesquisa é digital. Mesmo se você tem uma loja física, seus clientes atuais e potenciais estarão online. E é aí que eles normalmente começam a busca por sua empresa, produtos ou serviços.

Uma conta do Google Meu Negócio garante que, quando alguém procurar sua empresa na Pesquisa Google e no Google Maps, a encontre. Assim que o fizerem, a sua lista mostra as pesquisas de onde e como visitar a sua loja, quer tenha um endereço web ou físico.

O GMN também melhora seu SEO local. Então, quando alguém procura por você, você aparece na página um, não na página dois ou nas últimas.

Mesmo se você já tiver uma presença na internet, uma conta comercial do Google garante que você obtenha melhores resultados. As contas também fornecem acesso a análises, permitindo que você ajuste suas estratégias de publicidade paga e orgânica.

Manter os clientes informados

Não deixe os clientes adivinhando sobre os detalhes importantes da sua empresa. Ou deixe-os com aplicativos e outros sites de avaliação sobre os quais você não tem controle. Certifique-se de que, quando alguém pesquisar sua empresa, encontre informações legítimas, direto da fonte.

Sua ficha do Google Meu Negócio inclui informações de contato, horário comercial e outros detalhes essenciais. Você pode postar atualizações para compartilhar que expandiu os serviços, encerrou temporariamente ou reabriu totalmente (um recurso especialmente útil durante situações de emergência como COVID-19). 

As contas comerciais do Google têm um forte SEO local, portanto, as informações que você compartilhar serão classificadas acima de outros sites.

A desinformação pode levar a experiências ruins para o cliente e oportunidades perdidas. Imagine a decepção que um cliente sente ao ir até o seu negócio e descobrir que está fechado. Ou talvez você esteja aberto, mas um cliente em potencial escolheu um concorrente porque não tinha certeza.

Uma conta do Google Meu Negócio permite que você mantenha os clientes informados.

Aumentar a confiança do consumidor

Um perfil do Google Meu Negócio confere credibilidade à sua empresa. Precisa de provas? Os clientes têm 70% mais probabilidade de visitar empresas com um perfil do Google Meu Negócio.

Outro estudo descobriu que as empresas com listagens completas no Google têm duas vezes mais chances de ganhar a confiança dos clientes.

A confiança é um fator chave na hora de tomar decisões de compra. Quanto mais confiante o consumidor se sentir, maior será a probabilidade de ele comprar. 

A credibilidade adquirida com o Google é suficiente para convencer as pessoas a terem 38% mais chances de visitar sua loja e 29% mais chances de comprar algo.

As avaliações do Google Meu Negócio também ajudam a criar confiança. Uma pesquisa da Think With Google descobriu que 88% dos consumidores confiam nas avaliações online tanto quanto nas recomendações pessoais.

Clique AQUI e acesse um PDF bem explicativo do Sebrae e saiba como configurar corretamente a sua conta do Google Meu Negócio. 

Depois, siga adiante, aplicando algumas dicas e truques que podem ajudar a otimizar o perfil da sua empresa:

1. Complete todas as informações

Reserve um tempo para criar uma descrição de negócios que pegue bem com seu público. Escolha quantas categorias forem adequadas ao seu negócio.

Selecione uma área de serviço ou área de quilometragem em torno de sua localização física da qual as pessoas possam descobri-lo.

Atualize seu horário comercial para refletir quando você está aberto ou fechado.

Inclua seus serviços, produtos, menus e outras características que definem seu negócio.

Adicione quando sua empresa abriu as portas pela primeira vez.

Aproveite a URL correta para o seu site e o número de telefone certo.

Gaste tempo para completar sua lista. Pense no que você gostaria de saber sobre uma empresa antes de fazer negócios com ela. 

Use essas informações para aprimorar sua lista do Google Meu Negócio de uma forma que a torne útil, envolvente e, em última análise, o que as pessoas estão procurando.

Analise as atualizações recomendadas que o Google envia para o seu perfil. Às vezes, essas são atualizações que o Google considera relevantes. Às vezes, eles são atualizados com base no que as pessoas estão contando ao Google sobre sua empresa. 

Certifique-se de revisá-las antes de irem ao ar. Caso contrário, as principais informações sobre sua empresa podem ser exibidas de forma imprecisa e custar negócios.

2. Adicione fotos e vídeos

As pessoas respondem a fotos e vídeos mais do que textos online. Os cérebros estão sendo reconectados para obter informações o mais rápido possível. Os recursos visuais fazem isso melhor do que qualquer coisa na web.

Certifique-se de enviar uma logomarca de alta qualidade da sua empresa. Mostre fotos e vídeos que destacam onde está sua empresa, seu escritório, loja e seus funcionários, e o que você faz em ação. 

Certifique-se de que essas fotos também sejam de alta qualidade. Qualquer pessoa pode enviar fotos para a sua lista do Google Meu Negócio. Certifique-se de enviar as melhores imagens e vídeos possíveis. Lembre-se de que qualquer pessoa também pode fazer upload de imagens relacionadas à sua empresa.

3. Responda os comentários

Os comentários vão fazer você se destacar ou quebrar, estejam eles na sua ficha do Google Meu Negócio ou em outro lugar online. Certifique-se de responder a todos os comentários – bons ou ruins – em sua listagem à medida que eles chegam. Não use respostas padronizadas genéricas.

Crie uma resposta única e sincera a tudo que vier em sua direção. Isso mostra aos clientes em potencial que você é humano e aprecia as experiências das pessoas, não importa como elas se saiam. 

Essa conexão com pessoas que fazem negócios com você levará a mais referências e converterá clientes em potencial que desejam trabalhar com alguém que realmente se preocupa com eles.

Por isso, configure notificações por email no Google Meu Negócio para ser alertado sempre que alguém postar um comentário. Isso permite que você responda imediatamente e elimine quaisquer problemas potenciais pela raiz.

4. Responda as perguntas

Você sabia que clientes em potencial podem fazer perguntas sobre sua empresa ou serviços por meio da listagem do Google Meu Negócio? 

Certifique-se de responder às perguntas à medida que forem surgindo, por exemplo, como você deve responder aos comentários, ativando as notificações por email para eles. 

Lembre-se de que qualquer pessoa pode responder a perguntas em um perfil. Sua resposta como empresa será uma maneira poderosa de mostrar às pessoas que você se preocupa e deseja genuinamente ajudá-las.

5. Ative as mensagens

Dependendo de sua empresa e setor, o Google oferece mensagens por meio de seu perfil entre você e aqueles que estão buscando alguma coisa. Ao instalar o aplicativo em seu telefone, você pode interagir em tempo real por meio do Google Meu Negócio com clientes em potencial. 

Isso permite que você responda às suas perguntas, marque compromissos e se conecte diretamente com o seu público assim que eles encontrarem sua listagem.

Observação: esse recurso ainda não está disponível para todas as áreas comerciais ou de serviço. Se estiver disponível para sua empresa e você achar que seria útil, ative-o e veja o que ele faz para se conectar com seu público-alvo.

6. Postar, postar e postar!

O Google Meu Negócio permite que você poste atualizações sobre sua empresa, promoções que você está oferecendo e outros conteúdos diretamente em sua listagem de perfil. 

Isso fornece uma maneira rápida de atualizar os interessados em potencial sobre tudo, desde horários de feriados a novos serviços e promoções que você está realizando. Ofereça aos visitantes de seu perfil algo diferente da concorrência, aproveitando as postagens para chamar a atenção deles.

Dica bônus: os recursos visuais são muito importantes para as postagens da ferramenta. Certifique-se de usar imagens que os atraiam para o assunto de sua postagem. Aplicativos gratuitos como o Canva podem ajudá-lo a criar imagens impressionantes em um piscar de olhos se você não tiver inclinação para gráficos.

Conclusão

Comece a usar o Google Meu Negócio para gerar mais vendas, pois ele realmente funciona. Lembre-se que os clientes estão procurando por você, portanto, torne mais fácil para eles encontrá-lo e que estejam dispostos a gastar dinheiro com você.

Sua conta do Google Meu Negócio permite que você gerencie as interações com os interessados e apresente atualizações importantes da empresa para clientes em potencial, que procuram seus produtos ou serviços.

Além de ser ferramenta importante para uma boa presença digital, um ótimo perfil do Google Meu Negócio ajudará o seu site e por consequência sua empresa, a obter pedidos, tráfego de internet e novos clientes.

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Até o próximo artigo! 

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