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Google Ads para clínicas médicas: como atrair pacientes e vender mais!

Anunciar no Google não é tão simples quanto parece. A maior rede de pesquisas e gigante da internet, pode fazer o seu produto ou serviço se destacar junto a concorrência e vender. Mas para isso é preciso ter planejamento e estratégia de marketing digital, para alcance de resultados. 

O Google Ads, se bem feito, pode ser uma ótima fonte de vendas para médicos. Se mal feito, você pode apenas desperdiçar dinheiro. Nesse post eu vou mostrar o que são os anúncios do Google, como eles funcionam e como podemos ajudar você a atrair mais pacientes para sua clínica. 

Antes de seguirmos adiante, fica um alerta: 

Muitos ainda investem somente em redes sociais impulsionando posts no Facebook ou Instagram. Mas A prática do dia a dia nos ensinou que não é aconselhável colocar toda sua verba de mídia em um só canal. 

Por isso é preciso ter em mente: Os anúncios no Google devem ser encarados como uma parte importante da estratégia na sua busca por pacientes. Ou seja, permite você ser encontrado por usuários interessados em sua especialidade.

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O que é o Google Ads?

A plataforma de anúncios do Google, conhecida durante muito tempo por “Adwords”, virou só “Ads”. A primeira versão surgiu em 2.000 e desde então domina o mercado de mídia online, sendo uma das ferramentas que mais gera receita e campanhas de sucesso no marketing digital. 

A maior vantagem é que ele se baseia em desempenho. Quanto melhor você trabalhar, melhores resultados vai obter. 

Os anúncios geralmente são exibidos na parte superior ou inferior das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Tem como objetivo principal, alcançar públicos-alvo interessados ​​nos produtos e serviços que você oferece. 

O Google Ads funciona como uma espécie de leilão, onde os anúncios mais bem posicionados são os que possuem o maior índice de qualidade, uma mistura de maior lance (investimento financeiro), anúncio relevante e melhor conteúdo da página de destino (ou seja, você precisa de um site responsivo, bem projetado e adequado para smartphones e tablets).

Os anúncios ficam posicionados no topo e no final da página, sempre identificados com o termo “anúncio”.

As campanhas e anúncios podem ser alteradas a qualquer momento, inclusive o valor do lance nas palavras-chave e o orçamento total. Isso é ótimo, mas pode se tornar um risco. Muitas vezes o seu investimento pode ficar mais caro do que deveria, ou trazer um retorno abaixo do esperado. 

Mas por onde começar? 

Antes de iniciar o processo de criação da sua conta do Google Ads, o importante é descobrir seus objetivos. Embora “ter mais pacientes e faturar” possa parecer uma meta definida, a publicidade online exigirá que você seja mais específico.

Imagem ilustrativa Google Ads

É altamente improvável que alguém que visite seu site pela primeira vez faça um agendamento. As vendas online dependem mais de criar e cultivar uma relação de confiança com o consumidor. 

Você está com pressa para obter novos pacientes e rápido? Então, a plataforma de anúncios pode ser a opção certa. Uma conta pode ser configurada facilmente para que seu site apareça na tela dos pacientes que são do seu interesse.  

Alcance os pacientes que você deseja

Um dos melhores recursos do Google Ads é a capacidade de segmentar pessoas em uma determinada área geográfica. Afinal, se você tem um centro médico em Florianópolis (SC), não vai querer pagar por anúncios de pessoas em Curitiba. 

Você também pode usar o recurso de agendamento do Google Ads para agendar anúncios nos horários normais em que atende. É importante programar os anúncios quando seu consultório estiver aberto e os pacientes possam entrar em contato para fazer os agendamentos. 

Por que pagar para que os pacientes liguem ou procurem a sua clínica quando você estiver fechado?

Use o Google a seu favor! 

Lembre-se que o Google vem se tornando a primeira fonte de informação em casos de problemas de saúde. Quem nunca “deu um Google” para descobrir se os sintomas que está sentindo tem relação com alguma doença?

Segundo pesquisas, quase 30% dos brasileiros utilizam a ferramenta de buscas como primeira opção, enquanto 35% recorrem direto ao médico. 

Apesar de que muitos torcem o nariz para as facilidades da tecnologia e consultas de internet, o Google se apresenta como uma oportunidade para médicos encaminharem através de publicidade online, esses usuários para os consultórios. 

No Google Ads é possível acompanhar tudo que acontece quase em tempo real, inclusive a taxa de conversão de cada palavra-chave que você escolheu. 

Isso significa que você consegue ver qual é a mais e a menos eficiente, podendo modificá-las, excluí-las ou criar novas, permitindo configurar melhor o SEO do seu site, pois você saberá quais palavras estão te trazendo mais leads e pacientes. 

Cuidados ao configurar sua campanha

Lembre-se que já falei no artigo sobre um bom planejamento e ter objetivos claros, portanto ao configurar sua campanha de anúncios no Google, foque nos seguintes itens:

Entenda a Jornada do Paciente

Para fazer melhor uso dos anúncios no Google, é preciso entender que nem todos os seus potenciais pacientes, estarão no momento certo da consulta ou procedimento. Por isso vamos falar de algumas etapas que devem ser trabalhadas para saber como convencer o seu cliente a comprar.

Dependendo do tipo de procedimento e da especialidade buscada na internet, a jornada do paciente pode ser menos ou mais complexa. Em geral, consultas com um ginecologista ou oftalmologista possuem jornadas simples, enquanto exames específicos e tratamentos têm uma jornada maior. 

As etapas da jornada, para criação de conteúdos dos anúncios:

Diagnóstico do problema – é quando o paciente demonstra a necessidade de resolver algum problema de saúde ou buscar procedimentos que deseja a partir de sintomas. Agindo durante o processo de pesquisa via Google Ads, é possível demonstrar sua especialidade e conhecimento sobre algo que possa gerar a necessidade da consulta. 

Consideração das soluções – Com o diagnóstico definido, a intenção do paciente nesse momento é partir para a descoberta de sua enfermidade, pesquisar e avaliar opções de tratamento ou procedimentos. Fala com que ele identifique o seu serviço como uma boa solução e você pode se colocar entre as opções com um anúncio criativo. 

Tomada de decisão – Nessa última etapa, o seu possível cliente (paciente) já sabe qual a enfermidade e como irá tratá-la. Resta fazê-lo decidir que você é o  especialista ou clínica certa para realizar o seu procedimento. Ele poderá analisar as opções e tomará sua decisão. Aqui é o momento de mostrar os seus diferenciais em relação aos outros especialistas e convencê-lo que você é a escolha certa. Anúncios de cases realizados funcionam bem para decisão de compra. 

Conclusão 

A exemplo de outros canais que fazem Adwords (mídia online), quem decide o que vai pagar ou investir é você. E o mais legal de tudo: é possível definir quanto gastar a cada mês e ajustar o seu orçamento baseado nos resultados obtidos durante a campanha. 

Se os anúncios estiverem trazendo bons resultados é só subir o investimento para captar mais pacientes e aumentar as vendas.

O Google Ads é um recurso que está se tornando cada vez mais popular graças ao seu alcance e efetividade, além de significar uma mudança na maneira com que as pessoas consomem atualmente.

Investir na ferramenta é fundamental para aumentar as vendas no curto prazo, mas busque sempre dividir as suas verbas de mídia entre diferentes canais (redes sociais, por exemplo). 

Para encerrar: estude o seu público em potencial antes de montar campanhas no Google e realize testes para alcançar os benefícios aqui apresentados. Não existe uma fórmula mágica, mas sim planejamento, ação e análise. 

Gostou do post? A NVX tem muita experiência com Google Ads, atende clientes de vários segmentos que fazem anúncios e pode oferecer toda a estratégia para atrair mais pacientes na sua clínica ou consultório. Fale comigo AQUI.

Até o próximo artigo.

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