A NacionalVOX – Agência Digital foi responsável pela criação e desenvolvimento do novo site Biologia Total, com destaque para o "gamification" aplicado ao processo de aprendizagem dos alunos, além de toda plataforma ser responsiva, ou seja, tanto o site como o ambiente de estudo dos alunos são adaptáveis aos dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Caminhe pela cidade e você vai ver um monte de pessoas grudadas nos seus smartphones brincando com joguinhos como Game of War e Candy Crush. Eles não estão sozinhos. Uma pesquisa mostra que 59% das pessoas jogam videogames e, ao contrário do que muitos pensam, 48% dos gamers são mulheres.

Mas esse não é um post sobre videogames, e sim sobre onde empresas inovadoras estão aplicando as técnicas que fazem esses jogos tão legais: em um monte de outros lugares que não sejam apenas os games.

‘Gamification' é como se chama a prática de colocar elementos dos games nos negócios, na educação, na saúde, no marketing e em outras áreas. Se você olhar cuidadosamente, vai ver ‘gamification' em vários lugares. A ideia básica é pegar elementos dos jogos, como fases, conquistas, pontos e rankings, e misturá-los com atividades a serem cumpridas.

A maioria dos casos de sucesso de 'gamification' foram voltados para o marketing: por exemplo, um canal de TV dos EUA aumentou quantidade de assinantes colocando jogos online para os fãs dos programas que eles exibem. Tem também o caso de um aplicativo de ensino de línguas que hoje tem mais de 60 milhões de usuários registrados!

Atualmente, muitas empresas utilizam essas ferramentas para motivar os empregados ou promover um estilo de vida saudável, por exemplo. Por isso o novo site do Biologia Total foi atrás do que é mais inovador no ensino na atualidade. Vamos fazer nossos alunos se desafiarem a melhorar durante a evolução em nossos cursos, colocando elementos dos games ao longo do processo de aprendizagem, como forma de estimular os estudos e permitir que os alunos realmente sintam o quanto estão aprendendo naquela determinada matéria. E tudo isso sem sair de casa!

Misturar elementos dos jogos ao ensino pode ativar áreas do nosso subconsciente, como a capacidade de resolver problemas, encarar desafios e colaborar com outros. E também acabam ajudando os alunos nos estudos, porque dão mais segurança na hora de aprender. Afinal de contas, por que não tentar algo novo quando você sabe que, mesmo que falhe, terá outra “vida"?

A ideia básica do 'gamefication' é a motivação através das recompensas: você ganha pontos, vira líder do ranking, leva alguns prêmios e, se acabar, pode começar de novo. O importante é ter em mente que o 'gamification' está aí para ajudar as pessoas a terem um melhor desempenho, seja estudando para passar no vestibular ou para conseguir um promoção no trabalho. Em um bom jogo, a quantidade de pontos e seu lugar no ranking não são o que realmente importa: o verdadeiro prêmio é a jornada, a concretização do objetivo final!

A ideia é que, mais pra frente, o 'gamification' seja incorporado com mais frequência aos softwares que usamos e aos conteúdos que vemos, do mesmo jeito que as redes sociais fazem hoje. A próxima pessoa que você vir grudada no smartphone ou vidrada na frente do computador pode estar ligada no novo Biologia Total, estudando para o vestibular e ser seu concorrente nos concursos… Vai deixar ele tomar a frente e ser o mais evoluído nos estudos?

Conheça o novo site do Biologia Total —> www.biologiatotal.com.br

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.