Agência Digital em Florianópolis é NVX – Nacionalvox

Fifa e Sony farão teste de captação em 4k de jogos da Copa do Mundo no Brasil

A Fifa fará, em parceria com a Sony, o teste de captação em 4k dos jogos da Copa do Mundo deste ano, utilizando 12 câmeras, três a mais do que nos testes feitos na Copa das Confederações, no ano passado. Segundo a marca japonesa, o filme oficial da Copa será produzido com o uso da tecnologia 4K, além de três jogos que serão produzido integralmente nesta qualidade.

Segundo o diretor da divisão de TV da entidade do futebol, Niclas Ericson, serão usados para os testes os jogos realizados no Maracanã, pelo tamanho do estádio, que facilita a colocação de câmeras extras, por ser a sede da final e por sediar também o International Broadcasting Center. Na Copa das Confederações os testes foram feitos no Mineirão.

Além da captação das imagens, a Fifa terá gráficos e narradores exclusivos para os jogos em 4k. Mas não há ainda definição de emissoras no mundo que pretendam transmitir os jogos ao vivo. "Estamos negociando, talvez alguém na Ásia faça", disse Ericson, que participou de sessão no MipTV, em Cannes. Ele explicou que os direitos foram negociados de forma a já incluir o 4k, ou seja, não existe custo extra nesse aspecto. A decisão de transmitir ao vivo é essencialmente tecnológica e de custos de produção.

Em todos os estádios da Copa, a Sony instalará totens de demonstração da tecnologia onde visitantes poderão assistir a pequenos trechos e um trailer do que sera o vídeo official da Copa do Mundo que será distribuído online pela plataforma de vídeo 4K da companhia. A Sony apresenta durante a NAB Show 2014, em Las Vegas, parte do equipamento de corte e edição que será utilizado no Brasil nos próximos meses tendo um jogo de futebol americano como exemplo.

A cobertura da NAB Show 2014, direto de Las Vegas, tem apoio da Adjori/SC, Bragnagnolo e Grupo Zanardo.

Fonte: Intermídia

Sair da versão mobile