Um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no mundo, o WhatsApp, possui hoje só no Brasil, mais de 120 milhões de usuários ativos. Muitos dos quais, potenciais clientes e compradores. 

A versão para empresas chamada WhatsApp Business é um canal eficiente para quem tem produtos ou serviços para vender e nesse artigo eu vou mostrar como incluir essa rede nas suas estratégias. 


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Importante: tenha um número de telefone ou aparelho, se for o caso, dedicado para o seu negócio, sem misturar com perfil pessoal. 

O que é o WhatApp Business e por quê ele deve ser considerado? 

O aplicativo, que também pode ser acessado na versão web, oferece funções exclusivas para negócios, que ajudam, entre outros aspectos, no marketing digital.

Em primeiro lugar, é possível que o usuário crie um perfil de empresa. Nesse perfil pode acrescentar dados como apresentação da empresa, área de atuação, email, horário de atendimento e site.

Outra funcionalidade importante é o que permite o envio de mensagens automatizadas e rápidas. É possível criar textos e enviar aos consumidores em momentos que a empresa não estiver funcionando.

Um recurso que pode ser bastante útil é o menu de estatísticas, que mostra informações sobre as mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas. Também é possível classificar as conversas com tags como “cliente novo”, “pagamento pendente” e “pago”, entre outras. 

Se você já tem um negócio, pode atrair novos clientes que preferem negociar pela plataforma. Ou se está planejando abrir um, pode validar a ideia ali, fazendo os primeiros contatos, estudando o mercado e otimizando a estratégia.

A verdade é que não faltam motivos para apostar nas vendas pelo WhatsApp. Só não dá para fazer isso de forma amadora, sem planejamento.

Use listas de transmissão 

Esse recurso do aplicativo permite que você envie a mesma mensagem para até 256 contatos. Utilizar a lista de transmissão é mais efetivo do que mandar mensagens em grupos, pois a mensagem direta obterá mais destaque nas notificações do consumidor.

Procure não utilizar essa funcionalidade apenas para mandar ofertas. Ele pode ser um aliado na hora de oferecer conteúdos de qualidade, que falem sobre o seu segmento, sobre os produtos ou serviços que você fornece e até sobre a sua empresa. 

Lembre-se que ao oferecer bom conteúdo ao seu potencial cliente, as vendas ocorrerão naturalmente.

Para uma lista de transmissão funcionar, é importante que o usuário tenha o seu contato salvo no celular, por isso, a estratégia funciona muito bem para oferecer novos serviços para clientes que você já possui. 

Construa sua audiência

Não basta saber como vender pelo WhatsApp se você não sabe conquistar novos contatos. 

Algumas estratégias para ter novos contatos já são utilizadas em outras redes sociais, como Facebook e Instagram. A tática é a mesma para conseguir emails, por exemplo. Ofereça uma isca digital e em troca peça o número de WhatsApp e que a pessoa te adicione para receber algo, como ebook, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras. Essas recompensas oferecem valor ao cliente.

Promova seu WhatsApp com publicações do tipo “Entre em contato conosco pelo WhatsApp (número de telefone) e envie o código #ofertaexclusiva para ganhar desconto na nossa loja.” 

Para enviar a mensagem, o cliente terá que salvar o seu contato e passará a fazer parte da sua lista de transmissão.

Procure incluir no seu site, um botão de WhatsApp (pop-up) que apareça em todas as páginas, para facilitar a atração dos visitantes. A partir do momento em que ele demonstra o interesse, também poderá se somar a sua lista. 

Crie conteúdo de valor

Não basta ter uma lista de transmissão automatizada, se sua conversa não convence. Ou se você fica apenas sendo reativo. Busque criar conteúdo para sua audiência, pois ela já aceitou receber suas comunicações. 

Foque nos conteúdos que tragam algum tipo de valor, como já falei acima em relação a materiais ricos. Pesquisas, enquetes em troca de bônus e promoções criativas sempre tem alcance. 

Vídeos com depoimentos de clientes que já compraram de você ou da sua empresa podem ser utilizados como prova social, onde eles se tornam promotores da marca e também divulgadores. 

Pense em campanhas criativas que podem ser feitas com uso de celular, conteúdos de curadoria ou mesmo copywriting, textos para publicidade que utilizam gatilhos mentais para vendas. 

Capriche no Catálogo

O WhatsApp Business possui uma função de catálogo, que permite ao empreendedor incluir os produtos e serviços que fornece e podem ser consultados por usuários da versão normal do WhatsApp. O aplicativo tradicional não conta com tal função, pois é voltado principalmente a comunicação entre as pessoas e não para as empresas.

A configuração é fácil e você pode seguir os passos:

  • Acesse as Configurações e toque em “Configurações da empresa”;
  • Toque em “Catálogo”, “Adicionar produto ou serviço”.
  • Se já houver um ou mais produtos cadastrados, toque no botão “+”;
  • Nesta tela, toque em “Adicionar imagens”
  • Toque em “Nome do produto ou serviço” e defina um nome;
  • Toque em “Preço R$” para definir um preço;
  • Toque em “Mais campos” para adicionar a descrição, como detalhes, código de barras, links;
  • Toque em “Salvar” o cadastro do produto ou serviço;
  • Repita os passos para cada item que deseje adicionar ao catálogo.

Acompanhe as métricas

Quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas. Saiba como ver o seu relatório:

Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em “Configurações”.

Selecione “Configurações da empresa”, e depois em “Estatísticas”.

Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes.

Chegou o carrinho de compras! 

O WhatsApp acaba de anunciar uma nova funcionalidade que complementa o Catálogo, citado acima. O carrinho de compras permitirá que usuários adquiram diversos itens enviando apenas uma mensagem ao vendedor, facilitando o diálogo para ambas as partes. 

Essa atualização tem como objetivo popularizar o uso do mensageiro como um local digital de compra e vendas. Apesar de parecer pouco funcional, o WhatsApp é cada dia mais usado comercialmente pelos usuários. 

Segundo o WhatsApp, a nova experiência de compra e venda simplificará o controle de perguntas sobre pedidos, o gerenciamento de solicitações e o fechamento de vendas.

A empresa usou como exemplo para explicar a novidade, o restaurante Rancho do Peixe, em Brumadinho (MG), que teve acesso antecipado ao carrinho de compras no WhatsApp e confirmou que o fechamento das vendas é mais eficiente quando os clientes enviam por mensagem um carrinho, com os itens que desejam comprar.

Para usar o carrinho de compras tudo o que o usuário precisa fazer é abrir o catálogo para encontrar os itens que deseja comprar e tocar em “Adicionar ao carrinho”. Assim que todos os itens forem adicionados o carrinho pode ser enviado à loja como uma mensagem. 

O WhatsApp criou um vídeo para mostrar um exemplo de uso.

Devido à pandemia, a necessidade de ferramentas digitais para fazer compras só aumentou. O WhatsApp fez uma pesquisa onde mostra que 83% dos adultos brasileiros dizem que “estão mais inclinados a realizar negócios ou comprar de empresas com as quais possam conversar por mensagem.”

Outras facilidades comerciais esperadas devem chegar no próximo ano, como a possibilidade de efetuar pagamentos diretamente pelo aplicativo. No Brasil, houve uma tentativa de implementar a função, suspensa logo em seguida para análise. Chegamos a falar sobre isso aqui no Blog.

Há indícios de que a função de pagamento pode retornar em breve com a popularização da nova forma de pagamento do Banco Central, o Pix. 

Conclusão

Agora que você já sabe como utilizar o WhatsApp para vendas, pense em criar um planejamento eficiente para colocar em ação suas estratégias de marketing, onde o aplicativo se torna um canal decisivo para a busca e retenção de clientes. 

Existe uma API oficial do WhatsApp, desenvolvida para o serviço de atendimento e relacionamento com o cliente e permite a automação de conversas, o que caracteriza um diferencial da ferramenta. 

O recurso é bastante útil e facilita a instalação de botões de chat em sites, fan pages, anúncios no Facebook ou para onde você quiser direcionar o link. 

Gostou desse artigo? Comente. Até o próximo post. 

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