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Como a Automação de Marketing pode ajudar nas suas vendas

A automação de marketing é uma categoria de tecnologia que permite às empresas otimizar, automatizar, medir tarefas e fluxos de trabalho de marketing, para que possam aumentar a eficiência operacional e a receita mais rapidamente. 

Se você ainda faz tudo manualmente, perdendo muito tempo e também dinheiro com ações que poderiam ser automatizadas, entenda como o processo pode ajudar na busca de clientes e fechamento de negócios. 

Com a automação de marketing, as empresas podem segmentar clientes com mensagens automatizadas por email, web, redes sociais e texto. As mensagens são enviadas automaticamente, de acordo com conjuntos de instruções chamados fluxos de trabalho. 

Os fluxos de trabalho podem ser definidos por modelos, criados do zero ou modificados no meio da campanha para obter melhores resultados.

Os departamentos de marketing e vendas usam a automação de marketing para automatizar campanhas online e atividades de vendas para aumentar a receita e maximizar a eficiência. 

Quando a automação é usada efetivamente para lidar com tarefas repetitivas, os funcionários ficam livres para resolver problemas de ordem superior e o erro humano é reduzido.

A automação de marketing ajuda na geração, nutrição e pontuação de leads, além de medir o ROI (Retorno sobre o investimento) geral das campanhas. Os efeitos da automação, que economizam tempo e custos, aumentam à medida que uma organização cresce em tamanho e complexidade. 

Bons sistemas de automação de marketing são projetados para se adaptarem ao seu negócio. 

É uma excelente alternativa para empresas definirem os processos mais eficazes de cada estágio do funil de vendas com base em dados sobre um lead e como eles interagem com o seu produto ou serviço. 


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A engrenagem das ferramentas 

A automação de marketing permite que você implemente uma estratégia digital sem precisar apertar o botão do “enviar” em cada email, mensagem, campanha ou publicação criada. 

Boas ferramentas de automação ajudam a identificar seu público alvo, projetar o conteúdo certo para eles e acionar ações automaticamente com base nos agendamentos e no comportamento do cliente. 

Depois que sua campanha for lançada, você poderá se concentrar em outras tarefas, analisar e ajustar seu plano de marketing à medida que os resultados começarem a chegar.

Os recursos e funções comuns de ferramentas para fazer automação incluem marketing por email, landing pages e formulários, gerenciamento de campanhas, marketing de engajamento, previsão e pontuação, gerenciamento do ciclo de vida do cliente, integração de CRM, recursos de marketing social, recursos de marketing móvel e análise de marketing. 

A segmentação faz todo sentido!

A automação de marketing permite segmentar cada cliente com o conteúdo mais relevante para eles, com base em quem eles são e como interagem com sua empresa. Isso garante que cada lead receba sempre o conteúdo que os ajudará a superar barreiras específicas para a compra. 

Por exemplo, não será mais necessário enviar emails em massa ineficazes para toda a sua lista. Com o processo automatizado, você consegue criar assuntos específicos e direcionados para leads que estejam em etapas diferentes da jornada de compras do cliente. 

Uma boa segmentação se faz com dados. Embora possa parecer difícil identificar o que é ou não de interesse dos leads, é preciso estabelecer algumas métricas e indicadores que nos levem a alguma conclusão. 

Entender os interesses dos leads é fundamental para poder encaminhar conteúdos relevantes a eles, através de uma sólida e bem elaborada campanha de email marketing. 

Tome como base a interação real do usuário, usando informações como o teor do conteúdo que leva à abertura dos emails e quais os links clicados por determinado lead. Dessa forma, sua estratégia de automatizar segmentando por interesse, pode alcançar resultados mais assertivos. 

As melhores práticas de automação de marketing

Fiz uma lista com base no que as maiores empresas de automação de marketing recomendam que sejam lembradas ao projetar sua estratégia de automação de marketing:

Tenha objetivos claros e transparentes: Use números reais para justificar o investimento em uma plataforma de automação de marketing na empresa. 

Foque na colaboração de time: Sua estratégia de automação de marketing tem que ser pensada para as diversas áreas que vai abranger: marketing, vendas, atendimento, suporte. 

Crie visualizações de processos: Use diagramas detalhados do seu fluxo de trabalho de automação de marketing para retransmitir seus objetivos gerais, de maneira eficiente e eficaz.

Prepare-se para a segmentação de banco de dados: Considere os dados do seu cliente. Pense em quem você gostaria de se envolver e por quê. Já falamos acima de segmentação. 

Prepare uma boa estratégia de conteúdo: Crie sua biblioteca de conteúdo. Busque utilizar mensagens interessantes, envolventes e relevantes, projetadas para atingir todos os estágios do ciclo de vida do cliente.

Analise e teste à medida que avança. Veja o que está funcionando e o que não está. Use algumas das vezes em que você voltar da automação para explorar as análises e fazer as mudanças que farão crescer seus negócios. Teste tudo, para entender o que está sendo mais aceito pelo seu público alvo. 

Imagem ilustrativa: Automação de marketing

Como escolher a ferramenta certa? 

Como em qualquer investimento, você precisa garantir que a ferramenta de automação de marketing que for escolher seja a correta para os seus negócios. Afinal, perder tempo e dinheiro é algo que não queremos, não é mesmo? 

Principais itens a serem observados quando for pesquisar por um software. Existem muitas soluções no mercado que trabalham com o modelo de assinatura recorrente, porém fique atento ao que precisam oferecer: 

Bons recursos

É importante que a plataforma de automação de marketing que você escolher tenha os recursos que você deseja. Considere por que você deseja usar a automação de marketing e verifique se a solução que mais lhe agrada suporta esse objetivo.

Integrações que funcionem

É essencial que o software de automação de marketing se integre às ferramentas que você já usa ou pretende utilizar. A maioria das soluções suporta uma grande variedade de integrações, mas você deve confirmar isso antes de assinar.

Treinamento de implantação

A automação de marketing é direta quando você pega o jeito. No entanto, existe uma curva de aprendizado e as melhores soluções de automação de marketing farão todo o possível para ajudar você e sua equipe a tirar o máximo proveito do software. Isso pode ocorrer na forma de uma base de conhecimento aprofundada, vídeo aulas ou até mesmo treinamento presencial.

Suporte ao cliente

Ligado ao treinamento está o suporte ao cliente que a solução oferece. As ferramentas de automação de marketing com diversas opções de suporte ao cliente garantirão que você não fique perdido e sem ter a quem recorrer, se algo der errado.

Escalabilidade

Se você planeja expandir sua empresa, escolha uma solução de automação de marketing que possa acompanhar seu crescimento. A maioria das ferramentas permitirá que você mude para um plano diferente à medida que obtém mais clientes.

Custo benefício

Custo é o fator decisivo final. Você pode pagar pelo conjunto de recursos que deseja? Ou seria melhor optar por uma solução mais acessível? Esteja ciente de taxas ocultas ou ofertas de abertura que aumentam significativamente o preço que você paga quando estiver totalmente comprometido com o ecossistema da empresa. 

Tem empresas que oferecem os preços dos planos de assinatura na página inicial, mas deixam escondido ou pouco visível a informação de que cobram pelo onboarding ou implementação da ferramenta.

Cuidado com as plataformas de fora do país. A maioria ainda cobra em dólar e pela atual cotação, o custo fica inviável. Mesmo com promessas de descontos ou pagamentos parcelados, calcule se realmente não vai ficar no prejuízo. 

Algumas ferramentas para você iniciar sua automação

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber quais as ferramentas de automação de marketing mais indicadas para começar a sua estratégia. E, acredite: a oferta de softwares de automação é enorme, graças à expansão meteórica experienciada pelo setor.

A solução que eu indico é mais do que uma ferramenta. É um novo estilo de fazer marketing: 

Bulldesk

Personalizar a comunicação é a melhor forma de escalar resultados. Quando você usa uma ferramenta de automação de marketing, cada lead e cliente se sente único, o que desperta mais engajamento e lealdade à marca. 

Com o Bulldesk é possível criar campanhas personalizadas para cada público, automatizar o envio de emails e fluxos de nutrição, manter a marca presente na vida dos clientes e alcançar resultados cada vez melhores com análise de dados. 

Por que escolher a ferramenta de automação de marketing do Bulldesk?

Há planos e preços para todos os tamanhos de empresas e eles são bem acessíveis. É possível fazer um teste grátis (trial) por 14 dias AQUI, antes de efetivar a compra. A Nvox é parceira do Bulldesk em estratégias para automação de marketing.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro para você como o investimento em automação é essencial para sua empresa. Usar a tecnologia a seu favor não é mais um luxo e sim, uma necessidade. 

Agora que você conhece as melhores ferramentas de automação, dê uma olhada neste artigo que publicamos no blog sobre landing page, o que é e para que serve. 

Quer tirar do papel sua estratégia de automação de marketing? A Nvox pode ajudar a sua empresa a ter mais vendas desde o planejamento até a execução. Dê uma conferida AQUI para ver os nosso clientes satisfeitos. 

Bora automatizar e vender? 

Até o próximo post! 

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