A pessoa e o profissional
Surfista nas horas vagas, eu sou um cara que sempre batalhei para ter o meu negócio. Hoje tenho minha agência, à qual me dedico diariamente. Eu respiro isso, inclusive nos fins de semana. Minha função como Diretor de Tecnologia é criar, executar e desenvolver ferramentas que auxiliem nas estratégias de comunicação online.
Quando finalizei o curso de Administração, pensava em ser um consultor de empresas. Como um recém-formado, fui atrás de cursos que pudessem me ajudar na minha carreira profissional, mas percebi que não era este o caminho a ser seguido. O meu negócio era ter a minha empresa. Foi aí então que me envolvi em vários tipos de negócio: um voltado para construção de presídios junto com meu pai e outro no segmento de cosmético. Aquilo não me completava, ainda mais que eu não tinha pleno conhecimento nas duas áreas. Percebi que eu precisava me envolver profissionalmente com algo que eu tivesse certa afinidade. Sempre gostei de trabalhar com desenvolvimento de aplicações e procurei focar nisso. Há 10 anos, comecei a NacionalVOX com outro sócio o Adalberto Nicolazzi, Diretor Administrativo e Financeiro, e logo mais entrou um novo sócio, o Eduardo Gentil, como Diretor de Marketing que nos auxiliou na expansão de novos negócios da agência.
Costumo dizer que o meu trabalho se resume ao marketing tecnológico, fazer aplicações e ferramentas que ajudam a comunicação das empresas no meio digital. Nós como agência digital temos um papel importante no marketing digital e que pode caminhar junto com a publicidade tradicional. Sabemos conduzir muito bem esse processo, prova disso que possuímos muitas parcerias interessantes com agências de publicidade bem conceituadas.
Marketing tradicional X marketing online
Os dois andam juntos, ou melhor, o online e o offline precisam andar juntos. O grande lance é trabalhar estratégias crossmedia, em que um complementa o outro. Conheço grandes agências de publicidade que ainda não compreendem a importância dessa integração, e por seu core business ser a comunicação tradicional, esquecem que a internet hoje está fortemente presente no dia a dia das pessoas e que uma ação conjunta pode repercutir ainda mais. Entretanto, não há dúvida do exponencial crescimento e amadurecimento do mercado digital, porém os investimentos no Brasil em marketing digital são relativamente pequenos se comparados à publicidade tradicional.
Social Media integrando cada vez mais com a área de Search
A ordem dos resultados de pesquisa precisa sim ser otimizada e melhorada para trazer resultados mais relevantes e adequados conforme o interesse da busca do usuário. Acredito que não há invasão de privacidade ou algo do tipo, e sim para que os mecanismos entendam o comportamentos dos usuários. É algo necessário e que deve ser estudado.
Dica pra quem estiver interessado em ingressar na área de marketing digital
Estudar, ler livros, ficar por dentro do que há de novo no mundo digital. Ir a eventos da área, conversar e trocar conhecimento com profissionais do segmento ajudam, e muito, no processo.
Se profissionalizar e se especializar na área é importante, um bom curso de pós-graduação irá lhe ajudar. Ler um bom livro permite que você tenha uma abordagem mais técnica e teórica. Há sites que assino RSS e recebo novidades e tendências do meio digital que me deixam atualizado. A questão prática é fundamental para a evolução do profissional para aprimorar os conhecimentos, nada melhor que botar a mão na massa e fazer cases reais. Mas para isso, precisa correr atrás, conseguir um estágio ou arranjar um bom emprego que possa lhe ensinar as boas práticas e uma boa metodologia de trabalho.
Não perca tempo, não poupe investimento nesta área. Reflita:
1. Desenvolva um bom planejamento digital, isso fará você se surpreender;
2. Fique ligado no mercado digital, conheça as ferramentas e tendências e como elas poderão lhe ajudar na comunicação digital do seu negócio;
3. Pense em ações crossmedia; lembre-se: os dois andam sempre juntos;
4. Gaste energia com o que dá resultado.
Futuro do marketing digital
Vivemos um momento de muitas mudanças, hoje tem o Facebook e amanha pode haver um outro Orkut. É difícil vislumbrar o futuro do marketing digital. Umas das tendências para os próximos anos está diretamente ligada ao mobile marketing, para plataformas de dispositivos móveis. A tecnologia deve ser integrada a fim de promover a comunicação. É crescente o volume de aparelhos móveis (smartphones) e aplicativos que facilitarão a vida das pessoas, seja para se comunicar, brincar, estudar e até comprar. A evolução é constante, um caminho sem volta, e o mais importante, ela é rápida e não pode se perder tempo.