Agência Digital em Florianópolis é NVX – Nacionalvox

Animais no trabalho aumentam produtividade de funcionários

Vários estudos revelam os benefícios na convivência de animais com nós, seres humanos. E agora pesquisas mais aprofundadas revelam também que esta relação homem-animal no trabalho gera frutos muito positivos. O aumento da auto-estima e o crescimento da produtividade no ambiente de trabalho são alguns deles.

O médico veterinário Diogo Siqueira explica mais sobre os benefícios dessa relação. “Animais fazem bem em todo lugar e comprovadamente eles oferecem momentos de descontração, interatividade e relaxamento. No trabalho não é diferente, eles conseguem oferecer tudo isso à um profissional que muitas vezes está tenso, estressado, então este momento que tem com o animal equivale a uma renovação de energia e consequentemente produtividade.”

Nos relacionamentos interpessoais dos trabalhadores, animais nas empresas auxiliam o fortalecimento na equipe. Alegrando em momentos de tensão no trabalho e elevando o sentimento de proteção pelo animal que neste caso passa a ser parte do grupo.

De acordo com a psicóloga Silvana Prado da OBIHACC – Organização Brasileira de Interação Homem Animal Cão Coração -, ainda são poucas as organizações que tentam quebrar a formalidade do dia-a-dia empresarial, mas ela garante que esta é uma tática que pode dar certo. “A pessoa em contato com o animal, ativa um neurotransmissor que libera a serotonina, uma substância sedativa e calmante, melhorando o humor, estado de espírito, a disposição, além de deixar a pessoa mais centrada e ativa” afirma. (FONTE: www.abrigodosbichos.com.br)

No Brasil esta idéia ainda é pouco utilizada entre as empresas. Mas temos alguns exemplos como a Brindz Marketing Promocional de Campinas-SP, que por muitos anos abrigou e cuidou da melhor funcionária que a empresa já teve. Brahma uma cadela da raça São Bernardo que freqüentava reuniões de negócios pela manhã, se juntava a equipe para o café na parte da tarde e dormia como um anjo à noite, mas sem descuidar da sua função de também vigiar o seu local de “trabalho”. Era a querida da empresa como explica o diretor de contas Pedro Ribeiro. “No começo ainda tinha algumas dúvidas se seria bom, principalmente pelo tamanho da Brahma, mas logo, todos se renderam a docilidade e alegria dela. Com certeza ela fez parte desta equipe e fez muito bem a muita gente”.

Fica a dica a todas as empresas do Brasil. Apostem em iniciativas inovadoras para melhorar o desempenho dos negócios, dos funcionários e principalmente dos animais que precisam de atenção e muito carinho. O PlaneTVet apóia essa idéia!

Fonte: PlaneTVet

“Achei bacana os diretores curtirem essa idéia, de trazer meu animal de estimação, trabalho o dia inteiro e o Lucky fica sozinho em casa, assim ele fica comigo e alegra ainda mais o ambiente. ” diz Rafaela de Souza, Gerente de Projetos da NacionalVOX, e “mãe” do Lucky.


Na foto: da esquerda para a direita (Rafaela, Lucky, Antonio Rafael e Rafael Augusto)

Sair da versão mobile