Começou hoje em São José, na Grande Florianópolis, o TDC 2012 – The Developers Conference, evento que há seis anos é organizado pela Globalcode, empresa especializada em soluções educacionais de TI. O objetivo é promover a discussão entre as mais diversas comunidades tecnológicas acerca das novidades do mercado e seus desafios. Na edição deste ano, a Clear Educação e Inovação e a Resultados Digitais foram convidadas para coordenar a trilha de Marketing Digital e, a convite da Clear, nossa Analista de Marketing Digital, a Alanna Kern, irá participar do evento.
Formada em Jornalismo pela Unisul, Alanna teve sua primeira experiência com mídias sociais quando foi para África do Sul cobrir a Copa do Mundo de futebol em 2010. Desde então, se apaixonou pelas oportunidades que esses meios possibilitam e passou a procurar cursos específicos na área. Depois de trabalhar no Cafundó Estúdio Criativo como Brand Connector, hoje integra a equipe da NacionalVOX. Além disso, também apresenta um programa de webséries no Canal 20 de Florianópolis, o A Gente Faz Séries, e é repórter na Rádio Regional e X FM nos jogos do Avaí e Figueirense.
“No jornalismo, estudamos que nunca existe uma única versão para um fato. E, no Marketing Digital, não é diferente. Trabalhamos com diferentes perfis de clientes, de estratégias, de público, e devemos estar preparados para isso. Os desafios são grandes, e por ser uma área relativamente nova no mercado, não existe uma fórmula pronta de sucesso. O lado bom disso é que podemos deixar a imaginação fluir e traçar as estratégias que quisermos”, comenta a analista.
Segundo dados da ComScore, entre 2007 e 2011, as mídias sociais cresceram mais de 170% só no Brasil. Além disso, os brasileiros passam em média seis horas conectados em redes como Facebook, LinkedIn e Twitter. Por essa razão, a presença online de grandes, médias e também pequenas empresas cresce em progressão aritmética, fazendo crescer também a quantidade de profissionais envolvidos nesse processo. São analistas de métricas, de SEO, de mídias sociais, desenvolvedores, designers e gerentes dedicando seus estudos e trabalhos ao marketing digital.
Quais são os perfis, desafios, alegrias e tristezas desses profissionais? É o que o debate “Generalista ou Especialista – Debate com profissionais de SC sobre o perfil, os desafios, as alegrias e tristeza do analista”, mediado por Vanessa Aguiar, se propõe a discutir nesse domingo, dia 26 de agosto, às 13h10, na Estácio de Sá. Além da Alanna Kern, irão participar do debate a Bruna Pires, da Clear Educação e Inovação, Jorge Fernandes, da YoungArts e Bruno Kaneoya.