Na segunda-feira, a atriz Emma Watson discursou em encontro da ONU em favor da igualdade de gênero. A comunidade hacker envolvida nos vazamentos de fotos de cebridades nuas postou comentários furiosos contra ela. Inclusive, ameaçaram publicar imagens constrangedoras dela.

Não demorou para que um site fosse criado: www.EmmaYouAreNext.com. O site contava apenas com um relógio reverso, que contava as horas para que o pacote de fotos fosse revelado. E garantia: "será o maior vazamento feito até agora".

Hoje, quem visitou a página foi redirecionado para o site de uma agência de marketing digital chamada Rantic. Lá, eles conclamam os visitantes a pressionar pelo fechamento do 4chan, site que está sendo usado pelos hackers para divulgar as fotos íntimas das celebridades, capturadas em contas do iCloud.

Informam ainda que o www.EmmaYouAreNext.com foi acessado por 48 milhões de visitantes únicos, foi compartilhados por 7 milhões de pessoas no Facebook e citado em 3 milhões de tuitadas.

A ideia é aproveitar essa audiência e fazê-la enviar um e-mail à Casa Branca com um texto, disponível no Rantic, que pede ao presidente Barack Obama que feche o 4chan.

No texto, a empresa informa que foi contratada por agentes de celebridades que foram vítimas dos vazamentos.

***

Que tal esta estratégia adotada pela agência?

***

UPDATE 11h58

A Rantic é, na verdade, uma "falsa agência", assim como seu site. Mais uma ação de um grupo anônimo que se dedica a criar falsas campanhas na internet, como explica o repórter James Cook, do Business Insider nesta matéria: http://www.businessinsider.com/emma-watson-naked-photo-countdown-hoax-2014-9.

Muito obrigado ao Denis Budag, que nos alertou para o fato na postagem do Facebook!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.