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Ads Creative Studio do Google: o que é e para que serve

O Ads Creative Studio do Google foi liberado para todos os usuários, permitindo que se alcance maiores níveis criativos com os recursos existentes. Além disso, o novo sistema oferece maior liberdade criativa e oportunidades para quem precisa de uma ajudinha nesses quesitos. 

A ferramenta para criação de anúncios do Google, chamada “Ads Creative Studio” estava em uma versão beta (de testes) há vários meses. A partir de agora o serviço está disponível para todos os usuários que podem colocar a mão na massa para a geração de anúncios dinâmicos e instigantes. 

O Google anunciou em 14 de Julho em seu blog Ads & Commerce o lançamento do produto, destacando que “com os consumidores esperando maior conteúdo relevante e de marca, o Ads Creative Studio será útil para todos”.

A gigante das buscas também afirmou que entregar esse tipo de serviço pode ser complexo e caro em qualquer escala, ainda mais para anúncios em vídeo. Compreensivelmente, muitos profissionais de marketing tiveram que desistir de seus ganhos de eficácia, principalmente quem atua com publicidade personalizável. 

Mas, graças ao Ads Creative Studio, eles não terão mais que suportar isso!

Anúncios Rich Media

Antes de seguir adiante, precisamos falar sobre os anúncios Rich Media, que contêm recursos visuais como imagens ou vídeos de alta definição. Além disso, eles permitem que os usuários realizem ações estratégicas como cliques e interações. 

Você sabia que os anúncios gráficos Rich Media superam os anúncios de banner padrão em impressionantes 267%?  Além disso, fornecem relatórios igualmente ricos que informam como as pessoas interagiram com seu anúncio.

A criação de campanhas do Google Ads requer planejamento e execução de estratégias com o melhor texto e recursos visuais. Da mesma forma, anunciar sua empresa com o Google Ads exige habilidades de design gráfico. 

Vantagens do Ads Creative Studio

Para o Creative Studio funcionar você primeiro precisa indicar um elemento específico como “trocável”. Então, se você fornecer formatos de anúncio Rich Media desse elemento específico, a ferramenta funcionará a seu favor. 

Vale dizer que não existe mágica, afinal, suas estratégias de marketing devem seguir um planejamento definido. Assim, você precisa adicionar regras que especifiquem seu público-alvo e contextos específicos que o anúncio deve corresponder.

De ponta a ponta, você pode criar, testar e veicular anúncios gráficos Rich Media. É possível obter relatórios sobre o progresso dos anúncios. Assim, o Creative Studio pode facilitar e agilizar sua estratégia de anúncios pagos.

Só para ficar em um exemplo bem conhecido no marketing, a General Motors South America utilizou o Ads Creative Studio para anunciar seu Cruze 5. De acordo com as descobertas do Google :

Outra grande empresa, a PepsiCo, utilizou o Ads Creative Studio porque queria aumentar as associações da marca de água gaseificada “Bubly” com diferentes contextos (festas em casa, churrascos, exibição de esportes, etc). Para isso criou versões diferentes de um vídeo e testou quais mensagens específicas para cada contexto geram maior engajamento.

Como funciona o Ads Creative Studio? 

O Ads Creative Studio funciona usando ativos existentes em suas contas do Google Ads. E isso inclui texto, imagens e vídeo. Um único anúncio gráfico ou em vídeo agora pode ser criado em dezenas, centenas ou até milhares de variações diferentes. 

Na prática a plataforma unificou as mais diversas ferramentas de publicidade criativa do Google, projetadas para ajudar pessoas e empresas a criarem experiências atraentes para os anúncios em vídeo, display e áudio.

Outro benefício adicional da ferramenta Ads Creative Studio é a capacidade de integrá-la ao Google Ads, Display and Video 360 e Campaign Manager 360. 

Permite exportar projetos diretamente para outros produtos do Google, como o Google Ads, ou você pode compartilhar todos os ativos entre os membros da equipe para maior acessibilidade e colaboração. 

A empresa também afirma que vários casos de teste mostraram que pode reduzir os tempos de produção em campanhas criativas. 

Criando uma conta do Ads Creative Studio

Para fazer login no Ads Creative Studio, você precisa usar uma Conta do Google atual ou criar uma nova.

  1. Acesse o Ads Creative Studio.
  2. Faça login na sua Conta do Google ou crie uma nova.
  3. Dê um nome à conta.
  4. Insira o nome, tipo, país e fuso horário da sua empresa.
  5. Clique em Abrir o Ads Creative Studio.

Após criar a conta, você pode conceder acesso a outras pessoas e vincular outros produtos do Google Ads para exportar seus projetos.

Dicas de uso comprovadas

Algumas ações que testamos aqui na Nacional Vox e acompanhamos no mercado para você usar o Google Ads Creative Studio para busca de resultados com seus anúncios:

1. Uma combinação de ferramentas

Para entender facilmente o que você pode fazer no Google Ads Creative Studio, lembre-se de que, na verdade, é uma combinação de diferentes ferramentas do Google que já existiam antes, como:

E isso parece ser apenas o começo! O Google promete adicionar mais ferramentas ao Studio em curto prazo, para que você possa aproveitar cada vez mais opções.

2. Você pode usar as ferramentas separadamente

Como já mencionado anteriormente, o Google Ads Creative Studio combina várias ferramentas que já existiam antes e essas ferramentas ainda estão disponíveis de forma independente. Se você tiver algum problema com a plataforma, ou se ainda estiver treinando sua equipe, pode continuar usando cada ferramenta de forma separada, sem problemas.

3. Aproveite a função multiusuário

O Google Ads Creative Studio é uma ferramenta desenvolvida especialmente para equipes, o que facilita muito o marketing. Você pode criar vários usuários e credenciais de login, para que todos os membros de sua empresa tenham acesso ao mesmo tempo e possam compartilhar ativos visuais, interativos e de áudio com várias equipes e projetos ao mesmo tempo. Esse é um dos diferenciais que mais gostamos!

 4. Multiplique seus anúncios

Os elementos que você envia para sua biblioteca de recursos do Google Ads Creative Studio podem ser combinados e recombinados para criar várias versões do mesmo anúncio ou vários tipos de anúncio, como Smart Ads, YouTube Ads, Display Ads e Dynamic Ads.

Dessa forma, você pode extrair o máximo de cada criativo e nunca ficar sem opções.

5. Use os recursos de treinamento do Google

O Google Ads Creative Studio é uma ferramenta bastante intuitiva e fácil de usar, mas, como qualquer novo recurso, há uma curva de aprendizado, por isso é recomendado se familiarizar com seus vários recursos antes de começar a usá-lo para trabalhar com anúncios.

Felizmente, você pode acessar recursos gratuitos no Studio do próprio Google, incluindo vídeos de treinamento e um guia de compilação criativa.

6. Leve em consideração o cronograma

Para que o  fluxo  de trabalho funcione adequadamente, tenha em mente que o desenvolvimento criativo é uma das muitas etapas no lançamento de qualquer campanha de rich media e tudo precisa estar alinhado. Portanto, é importante ter clareza sobre o cronograma de mídia para que os ativos possam ser criados com bastante antecedência.

Antes do lançamento final, os ativos devem passar por fases de revisão, controle de qualidade e testes.

Além do tempo necessário para desenvolver seus criativos, o Google recomenda adicionar mais 5 dias para controle de qualidade. Cada rodada de controle de qualidade leva 24 horas. Se um bloco falhar no controle de qualidade, você precisará de um ou dois dias para revisá-lo e reenviá-lo; depois disso, você precisará adicionar mais 24 horas. 

E, dependendo da complexidade dos criativos, pode ser necessário passar por várias rodadas de controle de qualidade.

7. Pense nos objetivos dos anúncios

Os anúncios rich media permitem muitas possibilidades criativas, por isso são um ótimo lugar para experimentar. E vale relembrar que sem testes, não é possível validar ações de marketing com eficiência. Além disso, as ferramentas do Studio facilitam muito a combinação de ativos e a geração de diferentes versões.

Só não perca de vista o fato de que o importante sobre o Google Ads não é quão poderoso é o criativo, mas sim que ele atinja seu objetivo. Portanto, antes de começar a usar o Studio, pense no que deseja alcançar com cada criativo e como usará os recursos de rich media para se aproximar desse objetivo.

Conclusão

Você já deve estar cansado de ouvir que investir em mídia paga é parte do planejamento de marketing e que o alcance orgânico não garante mais a sobrevivência no digital, mas é preciso também elevar o nível de trabalho com efetividade. 

Nesse caso, o Google resolveu facilitar e organizar a parte de anúncios tão vital para a entrega de conteúdos, busca de leads, prospects e clientes nos dias de hoje. 

Aos poucos as plataformas vão entendendo a necessidade dos usuários e melhorando suas ferramentas, expandindo possibilidades para maiores resultados. Por isso o Ads Creative Studio chega com tanta expectativa e entusiasmo. 

E aí, preparado para testar e tirar suas próprias conclusões? 

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