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A importância do marketing digital para imobiliárias e como fazer

A presença online para todos os tipos de negócios é indispensável nos dias atuais, ainda mais quando se fala de imobiliárias. Não basta ter um site ou estar nos portais de imóveis, investir na identidade visual e oferecer marketing pessoal por parte dos corretores.

Os bons resultados para uma imobiliária de sucesso também e em grande parte, se devem às ações eficientes de marketing digital.

Antes de mais nada é preciso entender que o mercado imobiliário funciona com produtos de alto valor agregado, a jornada de compra é longa e fundamental, principalmente se forem imóveis destinados para a família.

Se formos pensar no tipo de produto a ser comercializado, todos nós em algum momento vamos precisar comprar ou alugar um imóvel.

Foi-se o tempo em que você tinha que procurar entre milhares de imóveis a casa ou apartamento dos seus sonhos. Usando marketing digital e tecnologia de ponta, o processo de compra ou aluguel mudou muito nos últimos anos.


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Mercado Imobiliário continua aquecido

Em meio à crise econômica provocada pela pandemia, o mercado imobiliário em Santa Catarina cresceu e continua em alta. Especialistas avaliam que o boom no setor permanece, embora seja esperada uma alta mais discreta para 2021.

Se no ano passado a venda de imóveis aumentou 26% no país, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), neste ano a expectativa é que fique em 5%, segundo levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). No estado, a procura aumentou pelo menos 30% ao longo de 2020.

O marketing digital no setor imobiliário melhora a experiência de compra do interessado, quebrando algumas barreiras:

Vantagens do marketing digital para imobiliárias

Esqueça os tradicionais anúncios em jornais ou classificados de vendas, eles já estão ultrapassados. A sua imobiliária precisa marcar presença na internet, pois é lá que estão a maioria dos seus consumidores.

O marketing digital consegue potencializar os resultados da sua imobiliária com um investimento acessível. Importante lembrar que: a maioria dos seus concorrentes já utiliza o marketing para imobiliárias e, se a sua empresa não tem uma estratégia alinhada e bem definida, você está perdendo espaço no mercado.

Confira as principais vantagens:

Reconhecimento de marca

Ninguém em sã consciência sai rasgando dinheiro por aí. Portanto, antes de fechar um negócio, os consumidores buscam por imobiliárias de confiança. Acima de tudo sua imobiliária precisa ter um site seguro e de preferência com conteúdos educativos. Coloque sua autoridade de marca para funcionar, demonstrando que domina o setor imobiliário e que têm a expertise necessária para atender o cliente.

Engajamento e vendas

Com um site melhor estruturado e preparado especificamente para atender ao seu público, o engajamento será muito maior. E é evidente que esse processo gera mais vendas. Mas, como já citado anteriormente, o marketing digital vai muito além de ter um site profissional.

Outras estratégias como e-mail marketing, Google e redes sociais, melhoram a conexão da imobiliária com o público, assim como, as tão desejadas chances de vendas.

Tenha visibilidade

O ditado é batido, mas cabe bem nessa vantagem. Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado. Estar na internet deixou de ser uma boa possibilidade e passou a ser uma obrigação. Mas, com a concorrência tão acirrada é complicado ficar no topo da Google.

Por isso, somente com estratégias de marketing digital para imobiliárias que a sua empresa conseguirá visibilidade para atingir o público certo.

Dicas para colocar em prática e obter sucesso no digital

Comprar ou alugar um imóvel requer muita pesquisa e planejamento, pois muitas questões estão envolvidas nessa decisão de compra. O fator principal está em gerar o conteúdo certo para o momento certo, ou melhor, focando na etapa certa em que o interessado estiver nessa jornada.

Trouxe algumas dicas comprovadas no dia a dia da Nacional Vox, em trabalhos feitos com nossos clientes, para você saber o caminho certo e alcançar seus objetivos:

Tenha um bom site

Não precisa nem dizer que o site será o seu cartão de visitas. Por isso, ele precisa ser responsivo, oferecer uma boa experiência para o usuário e ter conteúdos que acima de tudo agreguem o valor necessário de cada produto, seja para vender ou alugar.

Escolha uma boa plataforma para construir as suas páginas e tenha campos de busca, logo no topo ou em destaque para que o interessado possa pesquisar e buscar rapidamente o que deseja.

E-mail Marketing e segmentação

Muitas pessoas que estão em busca de imóveis preferem receber informações e contatos via e-mail. Dessa forma, encontram mais tempo para analisar as ofertas e tirar suas conclusões, além de já ter acesso aos recursos gráficos, detalhes e informações necessárias (e organizadas por escrito) para analisar a situação com calma.

A segmentação no e-mail tem uma importância especial. Procure criar automações que apresentem opções e novidades de mercado que estejam alinhadas com o que cada perfil de cliente está buscando, e para isso você deverá organizar esses públicos por interesses comuns.

Uma boa tática é colocar nos seus formulários de contato ou captura, um campo perguntando qual valor mínimo ou máximo a pessoa pretende investir na compra ou aluguel de um imóvel.

O e-mail também é um ótimo canal para estreitar o relacionamento com o cliente. Mensagens em datas comemorativas, dicas úteis e convites para eventos, por exemplo, são boas maneiras de fixar a imobiliária na mente do cliente, fazendo com que ele se lembre da marca no momento em que desejar buscar imóveis.

Bons conteúdos fazem a diferença

Enviar conteúdos educativos sobre imóveis e processos imobiliários são estratégias necessárias para qualificar o contato, avançando-o em direção à compra.

Utilize a jornada de compras como parâmetro para envios em cada etapa. Alguns formatos de conteúdos que fazem sentido na jornada de compra prolongada:

*Lembre-se que o céu é o limite da criatividade, sendo necessário também reservar parte do orçamento de marketing digital para criar esses materiais.

Anúncios pagos para tráfego

Atrair leads e clientes que tenham o perfil que sua imobiliária deseja para o site e produtos é uma das tarefas mais desafiadoras no marketing digital. Não pense que organicamente (sem mídia paga) você estará se destacando na concorrência na primeira página dos buscadores.  

Como é um mercado muito competitivo, cheio de corretores e muitos imóveis sendo vendidos ou alugados por mais de uma imobiliária ou portais, investir em anúncios vai viabilizar a sua busca por leads e clientes qualificados.

Os anúncios do Google funcionam bem para segmentar o seu público por região, interesse ou perfil econômico. Utilize palavras chaves direcionadas para produtos, preferencialmente de cauda longa. Ex: apartamento de 2 quartos com suíte em Jurerê Internacional.

Redes sociais também se mostram eficientes para atração, com posts patrocinados, podendo oferecer diversos tipos de conteúdos que levem para algum contato com corretor ou o próprio site. Levar tráfego para o que você tem a oferecer, é a certeza de maiores possibilidades de negociação.

Conte com Especialistas para ajudar no seu projeto de marketing

Muitos empreendedores precisam destinar parte do seu precioso tempo para o desenvolvimento de práticas de marketing digital e até mesmo, investir na especialização através de cursos ou especializações. Contudo, não existe uma fórmula mágica que possa fazer a sua imobiliária crescer.

O marketing digital exige experiência, mas também conhecimento. Por isso, contar com a ajuda de especialistas pode ser uma ótima solução. Se você não tem tempo e nem braço para se aventurar no marketing digital sozinho, experimente contratar uma agência de marketing digital, que será é capaz de colocar a sua imobiliária no topo. 

Com soluções já testadas e muito investimento em conhecimento, uma agência é capaz de desenvolver não só as estratégias mencionadas nesse artigo, bem como outras pensadas, exclusivamente, para a sua marca.

A Nacionalvox é uma agência de marketing digital focada em alta performance. Com mais de 16 anos de mercado, disponibilizamos especialistas preparados e treinados para otimizar os resultados da sua imobiliária.

Conclusão

Mesmo que você seja um corretor conhecido e tenha muitos contatos é fundamental certificar-se de que todo e qualquer perfil criado na internet seja corporativo, isso é essencial para qualquer estratégia de marketing digital para imobiliária.

As redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn) tem opção de estabelecer seu perfil como de empresa e a forma estabelecida por elas, para diferenciar pessoa física de jurídica ou mesmo figuras públicas.

O diferencial do perfil de empresa é oferecer métricas e outras ferramentas complementares das plataformas. As métricas são um dos fatores mais importantes para se colocar o marketing digital em prática e, principalmente, mantê-lo de forma saudável e lucrativa.

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