Você provavelmente já ouviu falar que o marketing por email está morrendo, ou já morreu, mais do que algumas vezes. Não acredite nisso! 

Muitos pensam o mesmo dos Blogs, no entanto, eles continuam atraindo milhares de visitantes e leitores todos os dias, e se você reparar, grandes blogueiros também utilizam o email como o seu principal canal de comunicação com seu público alvo ou personas.

Por meio do email marketing a empresa pode construir a sua base exclusiva de clientes, e não ficar dependente apenas das redes sociais, que podem desaparecer junto com os seus dados.

Assim como os Blogs, o email marketing não morreu, ele apenas evoluiu e atualmente é um dos canais mais importantes para estratégias no digital. 

Para demonstrar resultados, uma mensagem de email precisa ser relevante, deve ter sido permitida pela persona (nada de SPAM), precisa engajar e acima de tudo, não ser intrusivo.

Com um retorno potencial sobre o investimento de até 4.400%, o marketing por email continua sendo a melhor maneira de atrair e reter clientes.

Segundo a empresa de dados para negócios Statista, enviamos 102,6 trilhões de emails todos os anos . E os números continuam crescendo , com 126,7 trilhões previstos para serem enviados até 2022. O assinante médio de email recebe 13 emails comerciais por dia.

Quem está enviando e lendo todos esses e-mails?

Só nos Estados Unidos, mais de 90% das pessoas com mais de 15 anos. E, apesar do aumento dos aplicativos de mensagens sociais, mais de 3/4 dos adolescentes ainda usam email. Na verdade, eles consideram o email um “fato da vida cotidiana”.

Na verdade, não importa a faixa etária que você está alvejando ou onde eles estão localizados, o email continua sendo uma ótima maneira de atingir seu público .

Nesse post, vou destacar 10 razões pelas quais você deve apostar no email como uma das principais estratégias de marketing para a sua empresa. Acompanhe:

1. Relacionamento com seus clientes

Quando os visitantes ou clientes se inscrevem em uma lista de email, seja por conversão nos formulários do site, páginas de contato ou mesmo intenção de compra online, eles dão permissão para contatá-los. 

Isso significa que eles estão interessados ​​em seu negócio, produto ou serviço. A pesquisa mostra que os consumidores desejam ouvir suas empresas locais. Eles querem:

  • Saber das novidades
  • Aproveitar as ofertas
  • Participar de eventos

2. Envio de conteúdo personalizado

Quem nunca recebeu aquele email que começa com “Olá Fulano, como vão as coisas por aí?…”

A possibilidade de uma comunicação pessoal e direcionada é um dos principais atrativos desse canal. A personalização pode ser tão pequena quanto incluir o nome de um contato no email. 

Na verdade, emails que incluem o primeiro nome do destinatário na linha de assunto têm uma taxa de cliques mais alta do que aqueles que não incluem .

Você também pode criar conteúdo individualizado com base na segmentação de seu público para enviar os emails certos para os clientes certos. 

Por exemplo, talvez você queira enviar uma campanha de marketing por email para clientes recorrentes e outra diferente para clientes ocasionais. 

No email o conteúdo pode ser altamente personalizado de acordo com as necessidades do público alvo. Seus emails podem ter variações, incluindo imagens diferentes ou linhas de assunto para aumentar o envolvimento. 

Você pode criar ainda listas segmentadas com base em cidades, cargos, perfis ou nos níveis de envolvimento em relação a jornada de compras. 

3. Gerar tráfego para o site

Quando você produz um conteúdo bacana e relevante, como você divulga para seu público? Provavelmente, você envia um email para eles.

Com as campanhas de marketing por email, você enviará tráfego para o seu site e melhorará o SEO . Além disso, poderá manter o seu público envolvido com sua marca e seu site.

Aqui na Nvox, por exemplo, costumamos enviar emails para nossos clientes e leads com artigos do Blog. Esse post, pode estar sendo lido agora por você que recebeu a sugestão de conteúdo pelo email da Newsletter e ajuda a levar tráfego para o nosso site. 

Ao criar um email com um link para seu conteúdo, lembre-se de que cada email deve conter uma frase de chamariz, uma chamada para a ação (CTA) para que os leitores possam clicar e ser direcionados para o seu site.

4. Email é Mensurável

As plataformas de email marketing (considere ter uma se ainda não usa) fornecem acesso a relatórios detalhados: para quantos destinatários você enviou o email, quantos abriram o email , quantos clicaram na CTA do seu email e muito mais. 

Os dados podem ajudar você a tomar decisões informadas sobre seus esforços de marketing e ajudam a refinar continuamente seus emails para um engajamento ideal.

Faça testes A/B para identificar como são melhor aceitas suas campanhas pelo público alvo. Nesse artigo aqui do Blog, você pode entender melhor sobre isso. 

5. Email é visual

O email não precisa ser apenas um texto. Na verdade, não deveria ser. Um bom email marketing deve conter elementos visuais como cabeçalho e rodapé com a logomarca, imagens atraentes e botões de CTA (call to action). 

A maioria das ferramentas de email marketing oferece templates de email com vários temas e modelos prontos para utilizar. Mas, lembre-se sempre:

Os consumidores apreciam e se envolvem com conteúdos atraentes e relevantes!

6. Email ajuda seus esforços de social media

Sua lista de emails pode ser um recurso poderoso para ajudar nos esforços de atração e engajamento. 

Aproveite para promover suas redes ou até mesmo realizar ações que envolvam social e email, em campanhas multicanais. 

Divulgue sua oferta ou produto no Instagram, por exemplo e leve para um formulário do site onde o visitante ou interessado se transforme em um lead (contato) e possa ser nutrido com conteúdos personalizados pelo email. 

7. Fortalecimento da marca

Cada conteúdo que você cria para seu público é uma oportunidade para que eles conheçam um pouco mais a personalidade, a cara da sua marca. 

Quanto mais familiarizados estiverem com ela, maior será a probabilidade de se envolverem com alguma intenção de compra.

Você pode usar seus e-mails de marketing para mostrar os vários lados do seu negócio: sua experiência, seu senso de humor, seus valores, sua personalidade e muito mais. 

Pense em campanhas direcionadas para brand awareness, onde o email vai ser um dos canais mais importantes de relacionamento com os leads que você conseguir atrair e depois utilizar em segmentações específicas para vendas, como consequência. 

8. Você está no controle

Talvez a melhor razão para usar o marketing por email é que você está no controle.

Você toma todas as decisões sobre seus esforços de marketing por email.

Você decide quais informações capturar quando seus clientes se inscrevem. Do primeiro nome até quais as suas preferências. Experimente realizar pesquisas com suas listas, direcionando perguntas para ajudar na sua estratégia comercial. 

Você decide quem segmentar e com que frequência. E acima, de tudo: você decide o que comunicar por email!

9. Fácil de automatizar

O marketing por email atual envolve automação e programação antecipada. Imagine que você está realizando uma campanha de marketing e deseja enviar emails ao longo do mês.

Você pode configurar tudo no primeiro dia (data, hora, assunto de email) e o software de email marketing vai cuidar de tudo. A automação é o que atrai as empresas, porque elas não precisam de alguém na frente de um computador o tempo todo para enviar emails.

Com o poder da automação, você pode gerar grandes retornos enquanto se concentra em outros canais de marketing ao mesmo tempo. Torna-se uma situação de ganho real para o seu negócio. 

10. Alcançar as pessoas certas na hora certa

Para ter uma campanha de marketing bem sucedida, você precisa alcançar os clientes certos no momento certo. Sim, vou insistir nesse ponto porque é muito importante!

Com o marketing por email, é muito mais fácil alcançar as pessoas porque elas sempre verificam seus emails. Seus leads podem verificar a qualquer momento, em vários dispositivos, o que pode melhorar o sucesso de qualquer campanha de marketing.

Isso significa que você está aparecendo para o seu público regularmente, então você está sempre em primeiro lugar.

Conclusão

Embora todas as oportunidades de marketing ofereçam uma lista de vantagens, uma lista de email é um dos ativos mais fortes que uma empresa pode possuir. 

Ter uma boa base de leads pode ajudar na conquista de resultados. 

Se a sua empresa não está incorporando o marketing por email em sua estratégia, está na hora de repensar e mudar. Comece com um plano detalhado e transforme em prioridade absoluta.

O marketing por email é uma das principais formas de atingir o seu público. Além disso, também pode melhorar as vendas e os leads. Como esse ainda é o lugar onde as pessoas desejam receber informações, digamos apenas que o email marketing não está morto.

Quer saber como a NVX pode ajudar na sua estratégia de email marketing e automação de email? Fale comigo AQUI.

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