Que tal colocar em prática uma estratégia matadora e de resultados para o Instagram, a rede social que mais cresce no mundo? Para isso é importante conhecer todos os detalhes da plataforma. 

As novidades e possibilidades estão ficando cada vez mais criativas e interativas – de filtros e animações a modelos e adesivos dos stories, há muitos novos recursos para experimentar.


Leia também


Nesse artigo selecionei 10 hacks bastante utilizados para o seu perfil pessoal ou da sua empresa se destacar:

# 1 Pare de seguir e remova de uma vez todas as contas desnecessárias:

Todos nós temos certas contas em nosso Instagram que antes seguíamos e com as quais nem nos envolvemos agora.

Felizmente, o Instagram agora permite que você veja quem são esses usuários e pare de segui-los em massa. Além disso, você também pode ver as pessoas que não segue e removê-las.

Este é provavelmente um dos truques do Instagram que os usuários mais procuram.

– Vá até o eu perfil, toque em Seguindo > Menos interação com… e o Instagram vai carregar uma lista. Aproveite para fazer aquela tão desejada faxina na sua conta! 

# 2 Filtrar comentários

Esse recurso do Instagram permite que você bloqueie automaticamente comentários ofensivos, inadequados e irritantes. É só ir em Configurações > Privacidade > Comentários > Filtros > Ativar o Filtro Manual. 

Aqui você pode adicionar palavras-chave, frases, emojis ou termos específicos que deseja bloquear na seção de comentários. Você também pode ativar “Ocultar palavras-chave ofensivas”, o que bloqueará as palavras-chave comumente relatadas em suas postagens.

# 3 Postar do Desktop (Computador ou Notebook)

Esse pode ser um dos truques do Instagram mais interessantes. Como muitos outros, você também pode pensar que não se pode postar no Instagram via PC.

Mas eu garanto que é possível. E não envolve a instalação de nenhum software ou programa. Para isso, você precisa primeiro abrir o Instagram no Google Chrome.

Basta clicar em Mais ferramentas > Ferramentas do desenvolvedor. (ou apenas use Ctrl + Shift + I). 

Uma versão codificada de toda a página da web aparecerá no lado direito da tela. Isso pode parecer um pouco intimidante, mas você não precisa bagunçar os códigos.

Tudo que você precisa fazer é clicar no ícone “Alternar dispositivo” na barra superior.

Depois de clicar nele, você verá que seu site do Instagram mudou para um formato adequado para dispositivos móveis. Atualize sua página da web agora para ver o ícone de página inicial, pesquisa, “+”, atividade e perfil aparecer na parte inferior.

# 4 Proteja sua conta com autenticação de dois fatores

Nos dias atuais, a segurança é importante para suas contas de redes sociais, assim como para o seu computador. Hackers e golpistas online se multiplicam aos montes, por isso não deixe que eles provoquem prejuízos.

O Instagram permite que você configure uma autenticação de dois fatores, que exige que o usuário passe por um segundo processo de autenticação ao fazer login na conta.

Não é um dos maiores truques do Instagram para manter sua conta segura?

Para habilitá-lo, primeiro você deve ir para Perfil > Configurações > Segurança > Autenticação de dois fatores > Começar. 

Depois de tocar em “Começar”, você deverá escolher o método de segurança desejado, ou seja, por mensagem de texto SMS ou um aplicativo de autenticação independente, como o Google Authenticator.

Se você não receber um código de segurança SMS, é aí que você precisará dos códigos de recuperação.

Vá para Configurações > Segurança > Autenticação de dois fatores > Códigos de recuperação e use o código exibido para fazer login.

# 5 Inclua hashtags nos stories

Assim como as publicações no feed, o stories também são agrupados pelas hashtags no Instagram. Além disso, os usuários podem seguir as suas hashtags de interesse. Por isso, alcance mais pessoas com esse recurso, inclusive aquelas que não te seguem.

Lembre-se de optar pelas hashtags que mais estão relacionadas à sua publicação.

# 6 Use o Instagram Shopping para vender seus produtos

Já falamos disso aqui no Blog para otimizar as compras na rede social. Mas sempre é importante lembrar. O Instagram Shopping é uma ferramenta para quem tem e-commerce. Para usar, basta configurar uma loja no Facebook ou então lista de produtos, vinculados ao seu site. 

Ao fazer uma publicação, marque na sua foto os seus produtos para que o seguidor consiga clicar e ir diretamente para a página do item no seu site. Cuide para que a usabilidade do seu site proporcione uma boa experiência para o cliente.

# 7 Marque suas postagens favoritas

Pense em “Coleções” como seus álbuns de recortes digitais: salve suas postagens favoritas de forma fácil. Vá para uma postagem que você gostaria de salvar. 

Toque no ícone de favorito abaixo da postagem que você deseja salvar

Ele será adicionado automaticamente a uma coleção genérica, mas se quiser enviá-lo para uma coleção específica, escolha a opção > Salvar coleção; aqui você pode selecionar uma coleção existente ou tocar no ícone + para criar e nomear uma nova. 

Para ver suas postagens e coleções salvas, visite seu perfil e toque no menu hamburguer. Em seguida, toque em Salvo. 

# 8 Remova as postagens antigas (sem excluí-las para sempre)

Como o equivalente no Instagram ao que se pode fazer no Facebook, você pode ocultar postagens antigas fora de vista com a função “Arquivo”.

Toque em … na parte superior da postagem que você deseja remover. Selecione > Arquivo

Para revisar todas as postagens arquivadas, vá até seu perfil e toque no ícone de hambúrguer no canto superior direito. Toque em > Arquivo

Na parte superior da tela, clique em > Arquivo para ver as postagens ou os stories. 

Se você deseja restaurar o conteúdo de seu perfil público, basta tocar em > Mostrar no perfil a qualquer momento e ele aparecerá em seu local original. Essa dica é bacana para reciclar postagens antigas sem bagunçar o seu feed. 

# 9 Mudar para um perfil de negócios

Declarar-se oficialmente como uma empresa no Instagram oferece algumas vantagens, como veicular anúncios e obter insights. Se você é uma marca, o que está esperando?

Como fazer: Vá para o seu perfil e toque no menu de hambúrguer. > Configurações > Conta > Mudar para conta empresarial. 

Recomendo que você conecte sua conta comercial a uma página do Facebook associada à sua empresa. Isso tornará mais fácil usar todos os recursos disponíveis para empresas. No momento, apenas uma página do Facebook pode ser conectada à sua conta comercial. 

Adicione detalhes como sua empresa ou categoria de contas e informações de contato. Toque em Concluído. 

# 10 Coloque quantas imagens quiser nos seus Stories

Esse hack super simples permite que você utilize mais de uma imagem em um post nos Stories. Você pode copiar e colar uma imagem em cima da imagem que escolheu para usar de fundo, fazendo uma colagem mesmo. 

É possível usar em cima de um template também, se desejar. Basta copiar uma foto do seu rolo de câmera e abrir a ferramenta de texto no Stories e colar! 

A partir daí é só usar a criatividade. 

Conclusão

O Instagram é uma das redes sociais mais divertidas e visualmente atraentes, com muitos recursos que talvez você nem sabia. Não deixe de aplicar e testar!

Para finalizar, segue uma dica extra, especialmente para quem deseja crescer de forma orgânica: produza conteúdos relevantes. Faça pesquisas junto ao seu público alvo e entenda o que eles gostariam de estar recebendo no seu feed.

Saiba o que seu público quer consumir, ou o que os seus seguidores mais dão valor nas suas postagens. 

Até o próximo artigo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.