O celular é responsável por 51,65% das visualizações de páginas da web em todo o mundo. E 64% de todo o tráfego de pesquisa orgânica do Google vem dos dispositivos móveis. 

Um site que não é otimizado para celular perde leads e conversões, também se torna praticamente invisível e isso prejudica muito o alcance.

Os dispositivos móveis tornaram-se importantes, e o Google continua ajustando seus algoritmos para refletir essa mudança. 


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E aí você se pergunta: como fazer? 

A boa notícia é que otimizar páginas é fácil, e as dicas de SEO para celular desse post servem como um guia para aumentar a visibilidade do seu site.

Também veremos mais de perto o que é SEO para Mobile, por que é importante e como otimizar seu site para celular. 

Os benefícios de um site otimizado para celular:
1. Experiência simplificada entre dispositivos;
2. Sinal de classificação positivo;
3. Melhorar a taxa de conversão para celular;
4. Experiência aprimorada do usuário;
5. Maior velocidade de download;
6. Mais flexível e econômico do que o desenvolvimento de aplicativos.

Qual é a importância do SEO para dispositivos móveis?

O SEO mobile é importante por três razões principais. As pessoas preferem pesquisar no celular, o Google prioriza sites que oferecem uma experiência perfeita no celular, e os smartphones dominam a pesquisa por voz.

Vamos dar uma olhada em cada uma delas para entender melhor por que o SEO para dispositivos móveis é tão importante.

As pessoas preferem pesquisar no celular

O Global Stats Counter constatou que 52,48% das pesquisas ocorrem em dispositivos móveis (comparado a 44,59% no computador). O que significa que mais pessoas preferem pesquisar no celular e é provável que essa tendência continue.

É importante tornar sua marca detectável no celular e fornecer conteúdo relevante que possa ajudá-lo a atrair e nutrir clientes em potencial.

O Google descobriu que mais de 40% dos consumidores preferem concluir sua jornada de compras (da pesquisa à compra) no celular. Eles também querem experiências móveis mais rápidas. Um atraso de apenas um segundo no tempo de carregamento pode afetar as conversões em 20%.

Os consumidores também querem uma experiência perfeita em todos os pontos de contato. Eles desejam alternar entre seu site móvel, site de desktop, aplicativo e até sua loja física.

Claramente, seu público-alvo está usando os dispositivos móveis para encontrar conteúdo. Ter um site otimizado para celular aumenta as chances de eles encontrarem sua marca. 

O Google prioriza sites que oferecem uma experiência perfeita no celular

Seja pesquisando em dispositivos móveis ou computadores, a maioria das pessoas prefere usar o Google. Dada a sua dominância, é importante considerar o lançamento do primeiro índice para dispositivos móveis.  

O índice mobile-first demorou muito para chegar. O Google fala sobre sites compatíveis com dispositivos móveis há muito tempo.

Em 2018, a atualização de velocidade levou a velocidade a se tornar um fator de classificação para os resultados de pesquisa para celular.

Em 2019, o Google lançou o primeiro índice para celular. Os fatores determinantes são:

  • Conteúdo otimizado para celular de qualidade (incluindo imagens, vídeos, texto e links)
  • Os metadados (títulos, metatags de robôs, descrições) devem estar presentes nas versões para celular e para computador
  • Os dados estruturados devem estar presentes na versão para computador e para celular do site

O Google também recomenda ter uma URL única para sites para celular e computador. Se você tiver URLs separados, verifique se pode acessar dados e mensagens de ambos os sites.

Os smartphones dominam a pesquisa por voz

A pesquisa por voz melhora drasticamente a experiência do usuário e, por causa disso, até o final de 2020, metade de todas as pesquisas online será feita por esse meio.

Devido ao seu uso crescente, mecanismos de pesquisa como o Google estão enfatizando mais a otimização da pesquisa por voz.

Imagem Ilustrativa SEO

Afinal, o objetivo do SEO é classificar os sites com precisão, para que os usuários possam encontrar as melhores informações para suas consultas de pesquisa o mais rápido possível. Em última análise, a experiência do usuário está na vanguarda da otimização de mecanismos de pesquisa.

Em janeiro de 2018, havia uma média de um bilhão de pesquisas por voz todos os meses, provando que a pesquisa por voz está aumentando.

Mas é importante lembrar que o SEO da pesquisa por voz e o SEO tradicional do site são diferentes. Portanto, alguns fatores que afetam a classificação do site podem ou não ter o mesmo efeito na pesquisa por voz e vice-versa.

Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a equilibrar as duas estratégias de SEO e a classificar seu site em listagens de pesquisa e pesquisa por voz.

Pronto para tornar seu site otimizado para celular? 

Escolhi algumas das melhores dicas de SEO para celular bem importantes que você pode usar para aumentar seu rankeamento e ter alcance: 

1. Confirme se seu site é compatível com dispositivos móveis

O Google oferece ferramentas que você pode usar para verificar se seu site é compatível com dispositivos móveis. Comece inserindo sua URL e clique em “pesquisar”. O relatório mostra se seu site é compatível com dispositivos móveis ou não. 

Você também pode usar o Google Console para verificar se há erros de rastreamento. Os mecanismos de pesquisa indexam seu site rastreando. Se eles não conseguirem rastrear, seu conteúdo não aparecerá nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs).

Seus usuários móveis devem ver o mesmo conteúdo que os usuários de desktop. O que significa que você precisa garantir que todos os formatos de conteúdo sejam rastreáveis ​​e indexáveis. Esses formatos incluem vídeos, imagens e texto.

O Google adiciona selos relevantes para ajudar o usuário a descobrir imagens. Os selos categorizam imagens e texto para ajudar a esclarecer as ações que você pode executar. 

Você pode usar os atributos alt para suas imagens e tornar as pesquisas relevantes para usuários móveis. Também é importante otimizar seu conteúdo para pesquisa por voz, como já destaquei anteriormente. 

2. Melhore a velocidade do site

A velocidade se tornou um fator de classificação na pesquisa para dispositivos móveis após a atualização de velocidade do Google em 2018. A atualização afetou as páginas que carregam lentamente. 

O Google, no entanto, insistiu que a intenção de pesquisa pode substituir a velocidade. O que significa que uma página ainda pode ser classificada por conteúdo relevante, mesmo que seja lenta. 

Embora sua página seja classificada por conteúdo relevante e útil, otimizar a velocidade de suas páginas é uma jogada inteligente. Algumas das ferramentas que você pode usar para verificar a velocidade do site incluem:

Test My Site verifica os limites de velocidade para dispositivos móveis.

O Page Speed ​​Insights verifica se suas páginas da Web são carregadas rapidamente em todos os dispositivos.

3. Torne seu design responsivo para dispositivos móveis

Um design responsivo permite que seu site seja alterado dinamicamente, dependendo do acesso. Por exemplo, seu site terá uma aparência diferente, dependendo do dispositivo, seja um tablet, celular ou computador. Os elementos mudam para otimizar a tela em que aparecem.

O site será alterado com base no texto ou no conteúdo. Se for responsivo, eliminará ou ampliará o texto, dependendo do tipo de tela. 

Por que você precisa de um design responsivo? Segundo os desenvolvedores do Google:

  1. Torna mais fácil para o visitante do seu site vincular e compartilhar seu conteúdo usando um URL;
  2. Facilita que algoritmos atribuam propriedades de índice ao seu site;
  3. Facilita a manutenção de várias páginas se elas tiverem o mesmo conteúdo;
  4. Reduz erros comuns que afetam sites para celular;
  5. Impede o redirecionamento dos usuários e reduz erros no tempo de carregamento que degradam a experiência do usuário;
  6. Economiza recursos quando os bots rastreiam seu site. Os robôs precisam rastrear apenas uma vez para recuperar todas as versões de conteúdo do seu site. Essa eficiência de rastreamento ajuda o Google a indexar mais conteúdo e mantê-lo atualizado.

4. Otimize o conteúdo para celular

Estamos em uma época em que as pessoas sempre têm seus smartphones por perto e estão conectadas o tempo todo. Como mencionado acima, eles também preferem realizar pesquisas em dispositivos móveis em vez de computadores.

Para garantir que os visitantes passem mais tempo no seu site, você precisa otimizar seu conteúdo. Os visitantes não devem ter que apertar os olhos para ler seu conteúdo ou aplicar zoom para visualizar as imagens.

As práticas recomendadas para otimização de conteúdo para celular são como dicas de SEO para celular. Eles incluem:

Adote uma mentalidade de primeiro celular . Torne seu conteúdo digerível e fácil de navegar no celularAs frases devem ser concisas e os parágrafos curtos . Facilite a leitura de parágrafos e frases para usuários que vasculham o conteúdo.Escreva títulos curtos e atraentes . Eles devem ser relevantes, evocar emoções e ter um gancho.Faça uma breve descrição da meta e inclua palavras-chave relevantes .Divida o conteúdo em partes para que o espaço em branco separe os parágrafos, facilitando a leitura. Você pode fazer isso usando subtítulo, tags H1, imagens ou marcadores.Use palavras-chave para otimizar o conteúdo .Integre vídeo e conteúdo visual. 

Conclusão

Aproveite bem as dicas e busque aplicar no seu negócio/site. Destaquei nesse artigo o essencial para ajudar você a continuar melhorando sua estratégia de SEO. 

Lembre-se que SEO é um cenário em constante mudança, com novas técnicas e ferramentas sendo criadas o tempo todo. Em vez de pensar nisso como mais uma tarefa entre tantas, encare como parte regular de seus esforços gerais de marketing. 

Todo o seu trabalho árduo será recompensado se você estiver disposto a dedicar o tempo e a energia necessários.

Se você não tem braço nem tempo para essas ações, deixe-me ajudá-lo a identificar e resolver problemas, além de minimizar erros dispendiosos, mais cedo ou mais tarde. 

Fale comigo pelo WhatsApp para alinharmos juntos a necessidade de SEO para o seu site. 

Até o próximo Post! 

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