Ainda lembro da primeira aula na Pós de Comunicação em Marketing em Mídias Digitais. Do professor Cristiano com a disciplina de E-commerce, que resolveu dar uma pausa nos ensinamentos de comércio eletrônico, para passar um rolo de barbante de mão em mão. A ideia era formar uma teia dentro da sala de aula, onde cada aluno se apresentava e buscava afinidade com os outros colegas, exercitando na prática o chamado Network. A lição era clara: fazer e cultivar uma boa rede de contatos, é fundamental para se manter numa área ainda tão nova.

O desafio pelo caminho das mídias digitais começava a se desvendar para a turma, ávida pelo conhecimento e aprendizado das tecnologias voltadas ao marketing. Entre uma palestra e outra onde conheci o Axado (startup que compara preços entre transportadoras e calcula fretes), os segredos do Google Adwords e tantos outros cases de sucesso, decidi que iria buscar um espaço no mercado, onde pudesse encaixar os meus conhecimentos na área de jornalismo ao futuro presente da internet.

Respirar o ar de uma Pós é diferente da faculdade, pois se tem aula de quinze em quinze dias nas sextas à noite e aos sábados o dia inteiro. Não há como fugir dos trabalhos em grupo, das mil e uma leituras de caras como Don Tapscott, Philip Kotler, Martha Gabriel e tantos outros autores. Termos como Benchmark, UX, Front End, Back End, Landpage, Zmot, Mobile, Advergames se tornam comuns, aula após aula.

Desanimado com as poucas vagas e perspectivas nas velhas mídias (rádio, TV, jornal impresso) onde atuei nos últimos anos, aprendi que focar na área de tecnologia, especialmente as redes sociais no meu caso, era mais do que um desejo. Iria me garantir a sobrevivência. Não tive vergonha de pedir, nem medo de começar tudo de novo. O conteúdo que é rei, tinha que ser o passaporte.

Ser um Heavy User de Twitter, Facebook, Foursquare e outras redes sociais, sempre compartilhando e expondo minhas idéias e informações com a experiência de jornalista, só ajudou. Hoje, graças ao reconhecimento e indicação da coordenadora do curso, conquistei o emprego que queria na área e estou trabalhando em uma empresa de Mídias Digitais, a NacionalVOX – Agência Digital. Uni o útil ao agradável.

O caminho pode parecer longo, mas se apontar a bússola na direção certa, é possível sim, chegar onde se quer. Basta ter persistência, interesse, humildade e coragem para saber que o investimento em si mesmo, no conhecimento proporcionado por uma Pós Graduação, sempre vai valer a pena.

Nota do colaborador:

Jurandir Siqueira é jornalista. Tem mais de 25 anos de experiência em comunicação. Passou por varias emissoras de radio e TV. Foi Reporter da RBS TV de Florianópolis Atuou como Assessor de Imprensa em órgãos governamentais. É estudante de Pós Graduação em Marketing e Mídias Digitais. Trabalha na NacionalVOX como Analista de Mídias Digitais

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.